Rumo aumenta em 28% sua movimentação de grãos no porto de Santos

SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo embarcou entre janeiro e julho deste ano 2,3 milhões de toneladas de grãos pelo seu terminal no Porto de Santos, um aumento de 28 por cento na comparação anual, disse a empresa nesta quinta-feira em comunicado.
O volume corresponde a 9 por cento da participação nas cargas de grãos para exportação no cais paulista, o maior porto da América Latina.
Em relação aos embarques de granéis da Rumo, a empresa destacou o desempenho de commodities agrícolas, principalmente da soja. A soma dos volumes da oleaginosa, de milho e de açúcar enviados pela empresa representa 19 por cento da participação no mercado.
"A movimentação de granéis chegou a 6,1 milhões de toneladas, embarcados em 135 navios", disse Fabricio Degani, diretor de operações da Rumo.
"E as perspectivas para os próximos meses seguem positivas, principalmente por conta da safra de grãos, com destaque para a soja", acrescentou.
A safra brasileira de soja neste ano deve chegar a 119 milhões de toneladas, depois de a produção total de grãos do país em 2017/18 ter sido de 228,6 milhões de toneladas, a segunda maior dos últimos 15 anos, informou a empresa, citando dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, com concessões nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
(Por Isabel Marchenta)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul