Morre Dirceu Gassen, um dos maiores pesquisadores da agricultura brasileira

Publicado em 03/09/2018 06:25

 

LOGO nalogo

"A produtividade é o conhecimento acumulado por hectare"

Faleceu nesta madrugada, em Passo Fundo (RS), o dr. Dirceu Gassen, Professor e doutor em fisiologia de plantas.  Dirceu notabilizou-se por ser um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira. 

Segundo informações do produtor Celito Breda (de LEM), mesmo afetado pela doença (câncer), o professor Dirceu Gassen mostrava-se absolutamente empenhado em criar novos grupos de discussão entre produtores. No dia 3 de agosto esteve no Congresso da Soja, em Goiânia, fazendo planos para desenvolver a coordenação de trabalhos voltados para a agricultura do Cerrado.

Seu foco sempre foi ensinar aos agricultores a pensarem as plantas como um todo. Dirceu demonstrava uma verdadeira volúpia em repassar aos alunos de agronomia e aos produtores rurais que a ciência, aliada às boas técnicas agricolas, pode (e deve) propiciar ao produtor safras cada vez mais robustas e sustentáveis.

Dirceu Gassen

Dirceu era um amigo das abelhas, das minhocas, do solo e da produção de alimentos. Um grande e admirável brasileiro. Deixou esse ensinamento:

"Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento....para cultivar a paz, desenvolver o bem... de acordo com o caráter e valores que têm..."

Vitimado por câncer, seu corpo está sendo velado no Memorial da Paz, em Passo Fundo.

Gassen deu sua última entrevista ao Notícias Agrícolas em 07 de março deste ano:

Dirceu 1

Dirceu 2

Em 26 de agosto às 04:07:

A soja é uma planta autógama e a fecundação ocorre por cleistogamia, antes da abertura da flor ou da antese.
As abelhas e insetos polinizadores visitam as flores em soja, coletam pólen e néctar, mas não influenciam na fecundação ou na geração de legumes.

Por isso, em soja Bt não há norma de coexistência. Diferente do milho Bt, alógama, onde a norma de coexistência exige 100 metros entre a lavoura Bt e a convencional vizinha, ou o plantio de 10 linhas de milho convencional de mesmo ciclo e porte, além da distância de 20 m para evitar cruzamentos.

A inflorescência da soja é denominada de rácemo (cacho de flores ou de legumes). 

O cálice da flor é composto de cinco sépalas fundidas, que protegem o ovário. 

A corola é composta de cinco pétalas que contém um pistilo e 10 estames. Nove deles formam um tubo ao redor do pistilo, depositando o pólen sobre o estigma, antes da abertura das flores. Um estame permanece livre e não se conhece a função dessa característica.

O tempo de floração da soja varia entre duas e seis semanas, de acordo com os hábitos de crescimento de cada cultivar.
Cada áxila com folha ativa mantém um rácemo e produz até 25 flores. Ao emitir um ramo lateral a planta perde o rácemo e a função daquela folha. 

O número de flores fecundadas é maior do que a capacidade de retenção de legumes em cada rácemo. O enchimento de grãos e a retenção de legumes são determinados pela área foliar ativa de cada rácemo ou nó. A queda de legumes é determinado pelo CEL (coeficiente de extinção luminosa).

A planta de soja ajusta a retenção do número de legumes de acordo com o conteúdo de glicose e nutrientes na folha de cada rácemo, que determina a continuidade da floração, fecundação e retenção de legumes para produzir 1,2 g a 2,0 g de massa de grãos (6 a 12 grãos/rácemo).

(Elaborado com base em revisão bibliográfica e estudos realizados com a remoção de área foliar, legumes, flores, rácemos em diferentes partes de plantas de soja, desde 1978, durante a realização de pesquisa para tese de mestrado na UFRGS, por Dirceu Gassen). 

 

Dirceu GassenDirceu GassenDirceu Gassen

Dirceu GassenDirceu Gassen

 

Veja mensagens de carinho deixadas a Dirceu Gassen:

Dari Fronza

"Perdemos um grande profissional e amigo. 
O Agro está de luto". 

Gustavo Chavaglia

"Uma perda para o agro brasileiro! 
Guerreiro, determinado na difusão da informação! Sentimentos a familiares e amigos. 

Wellington Almeida

"Oh Deus...como as pessoas de boa índole, de bom caráter, de coração amoroso, vão embora rápido desse mundo, é como vento...,deixo aqui meus sentimentos, meu orgulho de ter participado um pouquinho com meu ídolo, o professor dos professores. Aí sim está um mestre que sabia como introduzir as coisas boas na cabeça das pessoas, que Deus o recolha em seus braços, cuidado do nosso amigo com carinho e amor, que Jesus derrame sobre a família a paz e o conforto em seus corações". 

Joel Ragnani

"Um grande profissional e uma excelente pessoa. Um exemplo para mim e para muitos outros que acreditam que a sabedoria pode revolucionar! Descanse em paz!!!"

Eduardo Lima Porto

"A importância do Dirceu Gassen para Agricultura e o reconhecimento internacional que esse grande profissional tinha eram pouco conhecidos por aqui na sua dimensão.

Lembro em 2008 quando tive o prazer de trabalhar com ele na Cooplantio que havia sido convidado para ser o primeiro palestrante num evento mundial de Agricultura Durável.

Ninguém da imprensa repercutiu isso e foi um fato que passou batido, sem o devido reconhecimento.

Ele teve reconhecimentos importantes por suas contribuições na Ucrânia e na Espanha. Na Argentina sempre foi festejado por colegas nos Congressos da AAPRESID. 

Eu tive o privilégio de conviver com ele por um curto período, mas foi o suficiente para ter aprendido muito. O Dirceu tinha uma capacidade extraordinária de simplificar questões complexas e de torná-las fáceis de serem compreendidas até por pessoas de pouca instrução. 

"A produtividade é o conhecimento acumulado por hectare", essa é uma das frases de autoria dele que nunca esqueci".

Cláudio Duarte

"Grande perda ao Agro Brasileiro e principalmente ao Rio Grande do Sul. Sentimentos aos seus familiares".

Eloiza Zulconelli

"Meu Deus! Que triste! Era tanta energia positiva, que transbordava. 

Também esteve conosco em maio. A vontade de compartilhar o conhecimento era incrível. 

Com certeza alcançou seu objetivo e cumpriu sua missão por aqui".

Fábio Cabral

"Meus profundos sentimentos a família do Dirceu. Grande homem, amigo e agrônomo. Que por muitas vezes tive o prazer de encontrar, aprender e espelhar.
 Grande mentor"

Liones Severo

"Que tristeza os passamento prematuro deste honrado competente amigo Dirceu Gassen que tanto contribuiu com o nosso melhor Brasil. Meus sentimentos a família e amigos e que Deus vos conforte nesse momento de dor".

Clayton Maia

"Meus mais sinceros pêsames, meus sentimentos a toda a família e amigos, que Deus conforte a todos, um grande homem, de grande índole, caráter e conhecimento invejável, descanse em paz Dirceu Gassen".

Cristina Queiroz

"Que o Dirceu seja amparado na Luz e toda sua família no Amor do Pai. O Agro perde um mentor, mas pode homenageá -lo seguindo a receita do simples, objetivo com conhecimento compartilhado".

Aleksander Horta

"Uma grande perda realmente!! Além de competente , o professor Gassen (como  o chamávamos por aqui) era muito querido no meio e todos sempre paravam para ouvir o que tinha pra dizer!!Ficam nossas melhores lembranças desse grande profissional ..."

Clovis Albuquerque

"Dr. Dirceu Gassen ! Grande perda para o Brasil. Meus profundos sentimentos à família.  A Agronomia e o agro perdem uma das suas maiores expressões. Deus conforte a família!". 

Felisberto Dornelled

"Nós os AMIGOS DA TERRA do R.S. sabemos o quanto o Dirceu foi importante  para a construção do Sistema de Plantio Direto na palha. Seu nome ficará gravado para as gerações futura".

Ricardo Bagateli

"Uma grande perda!! Um exemplo de profissionalismo e cidadania! Que Deus conforte o coração dos familiares. Um homem vai, mas seu legado, fica!"

CEARPA MT

A CEARPA MT recebe com tristeza a notícia do falecimento de Dirceu Gassen. Homem honrado e professor abalizado, Dirceu era formado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo – RS e Mestre em Fitotecnia. Dirceu trabalhou incansavelmente pela melhoria dos sistemas produtivos, sendo um dos grandes nomes em defesa da melhoria dos sistemas produtivos. 
Fica aqui os sentimentos do setor de distribuição de insumos mato-grossenses a família e a todos os agricultores que tanto devem aos ensinamentos do eterno Professor Dirceu Gassen.

Gustavo Sestari

"Um dia muito triste para a agricultura. Sem dúvida todos estamos muito tristes, porém Dirceu será sempre lembrado por causa do sua grande contribuição para com a agricultura Brasileira. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos deste grande homem".

Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste-MT

"A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste-MT vem externar e lamentar a morte do Dr. Dirceu Gassen ! Um sábio guerreiro que implantou uma mentalidade positiva de aplicação de boas práticas para o benefício da agricultura brasileira ! 
A Agronomia , o Agro e o Brasil estão de luto! Deus conforte a sua família ! Seus ensinamentos certamente valerão para as gerações do presente e para as futuras gerações!" 

Aprosoja Tocantins

"A APROSOJA TOCANTINS , por meio de sua diretoria e associados, vem  lamentar a grande perda do professor Dr. Dirceu Gassen.            Sua voz se calou, mas seus ensinamentos jamais serão esquecidos. Obrigado Dirceu, por tudo o que você fez pela agricultura.  A agricultura hoje está de luto. Vai com Deus"

Aprosoja Mato Grosso

"A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lamenta profundamente o falecimento de Dirceu Gassen. Formado em Engenharia Agronômica, ele era professor, pesquisador e doutor em fisiologia de plantas. Gassen era considerado um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira. 
 
A associação também agradece o trabalho de anos dedicado ao desenvolvimento da agricultura do Brasil. O objetivo de Gassen sempre foi ensinar aos agricultores a pensarem nas plantas como um todo, já que demonstrava a importância do desenvolvimento de boas práticas agrícolas, que refletiriam sempre em safras cada vez melhores e mais sustentáveis. 
 
Gassen deixa a esposa, Elaine Gassen, e as filhas Thais e Tainara. O velório está sendo realizado nesta segunda-feira (03), no Memorial da Paz, em Passo Fundo (RS)".

Aprosoja Rio Grande do Sul

Nota de pesar Aprosoja RS - Dirceu Gassen 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

16 comentários

  • Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS

    Ora, vejam só: este era Doutor. Era um privilegiado?...

    Como afirmei em outro comentário por este site: "estamos comemorando o corte da pesquisa e o trabalho de tantos pesquisadores que contribuíram com a agricultura brasileira".

    Só não enxerga a importância da pesquisa, quem não quer...

    1
  • Hugh Stark Tauranga, NZ

    Such a sad day to hear of Dirceu's passing. I have very strong memories of Dirceu and family when they lived in Lincoln University, NZ in the late 80s to early 90s. Dirceu and I came together as friends and I hope he has gone to a happier place. All my best thoughts and great memories to his family, wife and girls.

    Hugh Stark, Tauranga, NZ

    0
  • Francisco Antonio Penteado Cardoso Filho Uberaba - MG

    Prof Dr Dirceu Gassen... aprendi muito com seus ensinamentos, principalmente como lidar com a terra e as plantas da Soja..., a sua sempre certeza, de que podemos melhorar mais e mais sempre, buscando nas novas pesquisas e estudos a chave para alimentar o mundo nestes próximos anos. Meus sentimentos a toda a família. Abs Francisco Antonio Penteado Cardoso Filho.

    0
  • Marcos Borges

    SEU LEGADO SERÁ PARA SEMPRE ....

    0
  • Renato Sminka Jussara Nova Cantu - PR

    meus sentimentos a toda família... assisto muitos videos de Dirceu Gassen e cada vídeo eh uma aula para mim... sempre quis ver uma palestra sua ... um grande profissional sabia passar algo difícil a ser fácil para nos. seus ensinamentos ficaram marcado para a historia da agricultura,

    0
  • Leandro Lunelli de Freitas Chapadinha - MA

    Os meus sinceros pêsames. Lamento muito a sua perda, e sei que está sofrendo muito. Mas confie na vontade de Deus, pois apenas Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

    Ore ao Senhor e peça consolo para seu coração ferido, e ajuda para aceitar a Sua vontade. Eu vou pedir por você também, para que seu coração seja iluminado pela luz do amor de Deus, e para que sua fé seja fortalecida.

    Muita força e fique na paz de Jesus!

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Seus ensinamentos nos servirão para sempre...obrigado Dirceu ,que agora esta com o criador de todas as maravilhas

    0
  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Queridos produtores Brasileiros! Na última Expodireto em março deste ano, me encontrei com o Dirceu Gassem! Nos abraçamos efusivamente. Pessoalmente me contou de um ensinamento que aprendera com um produtor rural "O produtor lhe perguntara quando um cachorro entra num mato, vai até onde?" Não sabendo, o produtor continuou " até a metade, depois está saindo" E teve uma premunição: Almir , Nós já estamos saindo do mato da vida e temos a missão de passar para nossos amigos produtores todo o conhecimento que tivemos para que o mundo continue cada vez melhor e nossa contribuição não seja perdida"!!!!!!! Gente! Esse Grande e Imortal Brasileiro era iluminado! Essa energia que nos deixa não pode ser desativada. Deixa um imensurável legado que orgulha nosso País! Ele teria muito ainda a dar, mas Deus Misericordioso entendeu que deveremos continuar essa missão! Nosso Clube Amigos da Terra de Tupanciretã RS se solidariza com a família e amigos. Agradecemos imensamente a oportunidade de conviver com pessoa tão especial! Foi um privilégio conhecê-lo! Que Deus o Abençoe juntamente com sua família e todos! Ele era e continuará sendo amado por todos! Amém!!!!!!

    0
  • darlan pinto santos São Miguel das Missóes - RS

    Perda irreparável para agricultura, para nós agrônomos, para agricultores e principalmente para as plantas, pois através da dedicação e amor pela profissão nos guiou no caminho, que devemos pensarmos como plantas, e juntos evoluirmos para um futuro brilhante na agricultura moderna, sem dúvidas estará cultivando os campos no plano espiritual...vá com Deus Mestre...

    0
  • Antônio Augusto Guerra Bocorny Carazinho - RS

    HOJE O PLANETA PERDE UM GRANDE HOMEM, PENSADOR, ENTUSIASTA, DEDICADO, ABNEGADO CONSERVACIONISTA E AMBIENTALISTA DE FATO... SE JUNTA AO INFINITO E SERÁ, COM CERTEZA, CONSELHEIRO DO CRIADOR...

    1
  • Elmo Sanches Flumignan Londrina - PR

    Inestimável perda para a agricultura, não só a brasileira. Dirceu esteve em Santa Cruz, Bolívia, nos dias 07 e 08 de setembro de 2017, em uma visita patrocinada pela Bayer com apoio da Associação Boliviana de Grupos CREA.Nessa oportunidade transmitiu conhecimentos e conceitos a dezenas de produtores e técnicos. Que Deus o tenha.

    0
  • José Francisco Martins Cuiabá - MT

    Uma grande perda para nossa agricultura. Era um Grande entusiasta do nosso agro, principalmente assuntos ligados a fisiologia de plantas. Com certeza fará muita falta!

    0
  • Reinaldo Righetti Londrina - PR

    A agricultura e todos perdermos um verdadeiro Mestre.

    Conhecia e fazia da agricultura sua vida.

    A sua falta será muito grande.

    0
  • Hildo Antônio de Moraes Júnior Jataí - GO

    Grande perda para a agricultura brasileira, era uma pessoa que brilhava e fazia as pessoas entenderem que o Brasil é o celeiro do mundo falando em agricultura, produção de alimentos, falava em tecnologia, mas sempre baseado em tecnicas e ciência.

    0
    • Milan Xiru

      Nossos sentimentos a familia e amigos Dirceu Gassen

      Desde então nos encontramos em várias oportunidades sempre em congressos, palestras, dias de campo em lavouras. Durante minha vida profissional aprendi muito com Gassen, e teus conhecimento contribuíram muito na minha vida profissional. Gassen foi um profissional iluminado, profissional diferenciado, um Engº Agronomo completo. Sabia transmitir os conhecimentos de forma clara, simples e objetiva de forma que todos compreendiam. Patrão la de riba levou Dirceu Gassen para seguir sua missão em outras bandas. Nós aqui ainda vamos colher muitas safras nos servindo dos ensinamentos que ele nos deixou. Neste momento além da gratidão. Uma palavra Obrigado Dirceu.

      0
    • Emerson Almeida Brasília - DF

      Sem duvida uma perda Irreparável. Um grande pesquisador, professor, difusor de tecnologia e conhecimentos e um entusiasta que incentivava e motivava todos a buscar o conhecimento. Vai fazer falta. Que o Oriente Eterno o receba de BRACOS ABERTOS

      0
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Perda irreparavel para agricultura brasileira, sua paixão, seu trabalho, em inovação e aperfeiçoamento nos ensinaram e ficarão sempre em nossa memoria. Suas palestras vibrantes, serão sempre um norte para todos..., quando tenho duvidas sempre procuro seus videos na internet, com toda certeza sentiremos muito a falta do DIRCEU GASSEN!!!

    0
  • Aloisio Mortari Lopes Londrina - PR

    Infelizmente perdemos um dos maiores professores da agricultura, dominava os assuntos naturalmente e sabia ensinar como poucos. Com certeza amava o que fazia.

    Mais uma luz que foi iluminar o céu.

    Parabéns Dirceu Gassen , pelo ser humano e profissional que voce foi, uma pessoa que sempre nos incentivou para sermos cada vez melhores.

    0
    • Mauricio Alban TOLEDO - PR

      Uma enciclopédia agronômica em pessoa! Aprendemos muito com Dirceu. Deus conforte sua família!

      0
    • Éder Almeida Bom Jesus - PI

      Perdemos um ícone, um profissional exponencial e uma pessoa fantástica do nosso meio.

      Vai com Deus Mestre Dirceu Neri Gassen!

      2
    • Willian Bighi Catalão - GO

      Um perda grande para o Agro Brasileiro. Os jardim do céu está mais sustentável, eficiente e produtivo a partir de agora.

      0