Agrobit Brasil 2018 traz ampla programação abordando as possibilidades do uso da tecnologia no agronegócio

Publicado em 19/11/2018 15:58

Londrina irá sediar um dos maiores eventos de tecnologia direcionada ao agronegócio realizado no Estado nesta terça, 20 de novembro, e quarta-feirea,21, no Parque de Exposições Ney Braga. Será a primeira edição do  Agrobit Brasil 2018, criado para debater, apresentar e aproximar os produtores rurais e players do agronegócio à tecnologia e informações disponíveis nesta área. Com uma intensa programação, o Agrobit Brasil terá vários eventos ocorrendo paralelamente, em espaços distintos,e abraçando vertentes variadas e  capazes de atender às mais diversas necessidades de conhecimento do público participante.

A programação será aberta dia 20 de novembro, com todas as startups selecionadas já a postos no espaço Smart Farm (Via Rural), a partir das 8 horas. Também às 8 horas, terão início o curso Senai de Cozinha Experimental, na Smart Farm, tendo os pescados como ingrediente; e o cuso de Uso de Drones na Agropecuária, com o instrutor Thamylon Camilo Dias, diretor comercial na Solution Agroflorestal. Os dois cursos prosseguem no dia 21.

A abertura oficial do Abrobit 2018 está marcada para 9 horas de terça-feira, na Arena AgroFuturo (Recinto José Garcia Molina), seguida de palestras de Gil Giardeli, professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação, com o tema “O Futuro chegou ao Campo”; de José Paulo Molin, da Esalq-USP, sobre “Agricultura de Precisão e o novo cenário agrícola”.

Na Arena Agroinovação (Recinto Horácio Sabino Coimbra), a programação começa 10 horas, com painel sobre “Agricultura Digital e visão de produtores de culturas anuais”. Participam como moderador Guy Tsumanuma, produtor/Smart Value Investiment, e como debatedores Maurício Nicocelli Neto, da Monagri Consultoria; Luimar Luiz Gemi, produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso-MT; e Richard Franke Dijkstra, produtor do Paraná.

Ainda no período da manhã, haverá oficina de Lego/Robô, ministrada pelo Senai, das 9h30 às 12 horas, na Casa do Criador; e  o painel Tecnologias e Sistemas para o Agronegócio, conduzido pelo Senai, na Arena AgroInovação.

No período da tarde, a partir das 13h30, para a Arena AgroFuturo estão agendadas palestras sobre “Transformaçao Digital do Agronegócio”, com  Fernando Martins, da FM Digital; “transição para decisões em agricultura (digital): tecnologias emergentes no campo e desafios”, com  Dr. Lav R. Khot, da Washington State University; e “Produzindo com I.A. do espaço - a mudança de paradigma que faltava”, com Fábio Teixeira, fundador da Hypercubes, responsável por um satélite autônomo capaz de monitorar com precisão o solo.

Na Arena AgroInovação, também a partir das 13h30, acontece o painel Interação Universidade-Empresa para a Inovação, com o case da Lar Cooperativa Agroindustrial, apresentado por  Márcia Pessini, gerente da Área de Gestão da Qualidade e Ambiental; Lei de Inovação e suas aplicações, com moderação da professora doutora Cristianne Cordeiro Nascimento, e participação de Juliana Crepalde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),e de Tatiana Fiuza, da Vlinder - Estratégias para Inovação.

Das 14 às 16 horas, serão realizados os pitches, do Sebrae Like a Farmer, na área de Exposição. Na Arena AgroFuturo,  a partir das 16h10, será realizado o painel “Quais são os grandes desafios para iniciar o uso das tecnologias digitais no campo?”, com o moderador Pedro Magalhães (ABPSAP) e participação como debatedores de Roberson Marczak (ADAMA), Rogério Raposo (Cooperativa Integrada) e Rodrigo Yoiti Tsukahara (Fundação ABC). No mesmo espaço, das 17h30 às 18 horas, será feita apresentação de modelo de Gestão de Israel, por Itzahak Tsahi Reich.

Na Arena Agroconexão, a partir das 16h10, o secretário  estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, modera o painel “Quais são os grandes desafios para iniciar o uso das tecnologias digitais no campo?”, que contará com a participação de Sérgio Marcus Barbosa (ESALQTEC), Daniel Latorraca (AGRIHUB Cuiabá, MT), Nivaldo Benvenho (SRP GO), e Eduardo Menezes Barbosa( AGROSTART).

Em seguida, haverá o painel “Visão dos fundos de investimento para o cenário do Agronegócio” , moderado por Lucas Ferreira Lima (Sebrae)   e participação de Marcel Malczewski (M3 Investimentos), Maíra Rabelo (LM Ventures) e Guy Tsumanuma (Smart Value Investiment).

Programação do dia 21

O Agrobit Brasil 2018 já estará com as portas abertas a partir das 8 horas do dia 21 de novembro, com a exposição das startups na Smart Farm e, novamente, o curso Senai Cozinha Experimental e o curso de Drones.

Também com início às 8 horas e término às 18 horas, será realizado o Fórum BRAFRAGRI – Encontro Brasil França, na Arena Agroinovação.

Na Arena AgroFuturo, acontecem, a partir das 8h30, palestra sobre “ Central de Monitoramento Remoto e Conectividade”, com Helton Silva, da  John Deere; seguida  de palestra sobre “Controle Localizado de Ervas Daninhas – Benefícios e Desafios da Técnica”, com Mateus Tonini Eitelwin, da Smart Agri; “Soluções para Digital Farmin , com André Salvador, da BASF/Xarvio; e sobre o “Uso de imagens e sensores em sistemas de produção”, com Marcos Rafael Nanni, da Universidade Estadual de Maringá. Ainda na Arena AgroFuturo, das 11h às 12 h, será realizado o painel “Rastreabilidade no campo e na pecuária”, sob moderação da Genesis Group e participação de Roberto Miyano Neto (CEPTIS) e Guilherme Costa (Bart Digital).

Na Casa do Criador, a partir das 8h30 até 18 horas, a Ocepar conduz o Fórum de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Após o almoço, o Agrobit Brasil entrará na reta final, mas com muita coisa ainda na programação. A partir das 13h30 até 14 horas, haverá a palestra “Inovação, ciência e agricultura”, ministrada por Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa; seguida de painel sobre  Conectividade no Campo, mediado por Tsen Chung Kang (Fatec Pompeia, SP) e participação de  Fabrício Lira Figueiredo (CPqD Telecomunicações) e Guilherme Correa (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Na Arena AgroConexão, estará ocorrendo os pitches do Sebrae Like a Farmer. E na Arena AgroFuturo, das 15h50 às 16h20 haverá a palestra “Inovações da consolidação dos Sistemas de Produção Agropecuários” , com Leonardo Menegatti (InCERES). Logo em seguida, a palestra será sobre “Propriedade e segurança dos dados,  com Ana Paula Bialer (Bailer Falsetti Associados). Ainda na Arena AgroConexão, com início previsto para 16:50, será realizada a palestra Imagem e Perspectivas de mercado internacional do Agronegócio  Brasileiro, por Eduardo Augusto Gradiz Filho (COFCO International); e a última palestra do dia, antes da solenidade de encerramento, será com o tema “Futuro: o que esperar? Watson Inteligência artificial no Agro, ministrada por Sérgio Gamma, da IBM.

Toda a programação do evento, realizado pela Sociedade Rural do Paraná, F&B Eventos, Sebrae Paraná e Londrina Convention Bureau pode ser conferida no site www.agrobitbrasil.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrobit Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário