Tecnologia que transformou produção de arroz no Brasil, Clearfield completa 15 anos; BASF reforça inovação

Publicado em 28/11/2018 10:35

O Clearfield, Sistema de Produção com soluções inovadoras para o controle do arroz vermelho ou arroz-daninho e outras plantas daninhas, completa 15 anos de utilização no Brasil. A tecnologia mudou o cenário produtivo da cultura do arroz no país, com benefícios para todos os elos da cadeia produtiva. O Grupo BASF aproveita a comemoração para reforçar seu compromisso com a inovação a fim de assegurar a continuidade e sustentabilidade da rizicultura nacional.

O arroz vermelho é a planta daninha que mais provoca danos para a cultura do arroz. No entanto, com o lançamento da tecnologia Clearfield pela BASF, em 2003, esse danos foram significativamente minimizados, possibilitando ganhos de produtividade, qualidade e rentabilidade aos produtores. O Sistema contribuiu, inclusive, para que áreas inviabilizadas retomassem a atividade.

"Nos 10 anos anteriores ao lançamento do Clearfield no Brasil, a produtividade média do arroz no Rio Grande do Sul estava em cerca de cinco toneladas por hectare, já nos 10 anos subsequentes, esse número saltou para aproximadamente sete toneladas por hectare", afirma Vitor Bernardes, gerente de marketing de cultivo de arroz e trigo da BASF, ao ressaltar a importância do Sistema para a rizicultura do país.

Para assegurar a sustentabilidade da produção do arroz no Brasil, com a mesma eficiência e qualidade desde a criação da tecnologia, a BASF realiza campanhas de conscientização em que recomenda aos produtores a utilização de sementes certificadas, rotação de cultivos e a adoção do Programa de Monitoramento nas lavouras, além do uso planejado do Sistema de Produção Clearfield.

Arroz Clearfield

Após 15 anos de sucesso do Clearfield e seus benefícios diversos para a rizicultura do Brasil, a BASF renova seu compromisso com inovação e informa que trabalha no lançamento de uma nova tecnologia para ser utilizada em rotação com o atual Sistema. A previsão de lançamento é de duas a três safras. "A inovação está em nosso DNA", ressalta Bernardes.

Confira o vídeo com o depoimento de alguns dos principais pesquisadores do Sul do país sobre o Sistema Clearfield de produção de arroz:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário