Seminário debate as possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro

Publicado em 14/02/2019 15:35

Como modernizar e incrementar o agronegócio no Rio? Esta é a proposta do seminário “Possibilidades do agronegócio no Estado do Rio de Janeiro”, que será realizado no dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Além de diversos representantes do setor, o evento contará com a presença do novo secretário estadual de Agricultura, Eduardo Lopes.

No primeiro painel do  seminário, o ex-secretário de Agricultura do Estado do Rio e diretor da SNA, Alberto Figueiredo, irá abordar alguns aspectos que poderão beneficiar, de forma estrutural, a Secretaria de Agricultura.

Figueiredo, que é engenheiro agrônomo e produtor rural no município de Resende (RJ), cita como desafios do setor “o aumento da produtividade das pastagens e do rebanho, a liberação de áreas para outras culturas e criações e a ampliação da participação da produção interna no consumo do estado”.

No segundo painel, a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, Sylvia Wachsner, irá debater o futuro do agronegócio no Rio de Janeiro.

A partir da expressão  “tamanho não é documento”, Fábio Ramos, diretor da Agrosuisse, falará, no terceiro painel, sobre o paradigma de que a escala de produção define o resultado econômico e financeiro dos empreendimentos rurais. Segundo ele, “a rentabilidade é o que importa. Não interessa aumentar escalas sem eficiência na gestão, na tecnologia e na atuação comercial”.

Em seguida, Carlos Alberto Magioli, auditor fiscal agropecuário, irá debater a segurança dos alimentos no Rio de Janeiro, chamando a atenção para as mudanças nos hábitos alimentares e para a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção à saúde do consumidor, respeitando suas peculiaridades.

No quinto painel, Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite, falará sobre questões relacionadas à pesquisa e ao ensino no setor. Por fim, o médico veterinário Ricardo Mansur irá abordar aspectos estruturais e operacionais da assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio.

O seminário “Possibilidades do Agronegócio no Estado do Rio de Janeiro” conta com a realização da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), sob a coordenação de Luiz Octavio Pires Leal, editor do site Animal Business Brasil.

Agronegócio no Rio de Janeiro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário