Brasil inspira novo guia alimentar do Canadá

Publicado em 20/03/2019 13:42

O Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014, se tornou uma referência. Em 2017, em um congresso sobre segurança alimentar e nutrição realizado em Quebec (Canadá), organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) junto ao governo de Quebec, o guia brasileiro foi destacado como um dos poucos modelos a serem seguidos no mundo.

Mais recentemente, neste início de 2019, o Canadá lançou o seu novo guia "Comer bem. Viver bem" (a última versão era de 2007) e pode-se dizer que o modelo brasileiro serviu de inspiração! Além das diretrizes sobre "boas práticas de alimentação", o guia brasileiro revolucionou a forma de enxergar os alimentos, pois incluiu a classificação por nível de processamento. Essa classificação se chama "NOVA" e foi desenvolvida pelo professor e pesquisador da faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Monteiro e sua equipe. De forma bem resumida, essa classificação ajuda a saber o que é ou não é "comida de verdade".

A população canadense, assim como boa parte dos países desenvolvidos, é grande consumidora de alimentos ultra-processados – quase 50% das calorias consumidas diariamente são provenientes desses produtos. No guia anterior, o que importava era o consumo diário de alimentos de quatro diferentes grupos, sem levar em conta o quão processados eram os produtos: frutas e legumes; cereais; laticínios e derivados; carnes e substitutos. Um alimento completo como o arroz ou a quinoa, pertencia ao mesmo grupo que os pães industrializados ou cereais açucarados.

O novo guia canadense, assim como o brasileiro, recomenda o consumo de alimentos frescos ou pouco processados. Além disso, a ênfase em laticínios e proteínas animais foi reduzida. Inclusive, a recomendação é para priorizar fontes de proteína vegetais. Outra novidade é a recomendação de envolver os membros da família no preparo e no consumo, adotando, assim, uma abordagem bem mais abrangente da nutrição.

Essa influência brasileira na sociedade canadense é motivo de orgulho e também serve para que a população se atente se o que consome é, de fato, "comida de verdade". Além disso, é uma razão a mais para adotar as recomendações do guia alimentar em sua rotina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário