ABCZ em luto por morte de pecuarista colombiano

Publicado em 02/05/2019 18:06
541 exibições
Baleado durante tentativa de assalto dentro de taxi, colombiano estava deixando o Parque Fernando Costa onde acontece a Expozebu 2019

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, decretou na manhã desta quinta-feira (2) luto oficial até o fim da ExpoZebu pela morte do criador colombiano Jose Guillermo Hernández Aponte, associado da Asocebú Colômbia. O pecuarista visitava Uberaba (MG) para participar da feira e foi vítima de um assalto na noite de ontem.

Em sinal de respeito, todas as bandeiras do Parque Fernando Costa estão hasteadas a meio mastro e assim ficarão até o próximo domingo (5), quando termina a ExpoZebu.

Neste momento de luto e de dor para a pecuária internacional, em especial para amigos e familiares de Jose Guillermo, a ABCZ externa sua solidariedade, bem como reforça sua admiração ao trabalho desenvolvido pelo pecuarista no reconhecido criatório Hacienda Rancho Pando, tanto que se interessou pela participação em nossa ExpoZebu em especial no compartilhamento de experiências e busca por conhecimento para aprimoramento da seleção.

É inaceitável assistirmos a tamanho ato de violência e ver que ela se torna um obstáculo para aqueles que lutam pelo desenvolvimento de seus países e, principalmente, pela nobre missão de alimentar o mundo. Precisamos de instrumentos legais, estrutura e autoridades políticas comprometidas com a segurança pública. Estas são medidas necessárias e de implementação urgente.

A diretoria da ABCZ, consternada com a lamentável perda do companheiro Jose Guillermo, reforça que colocou toda a sua equipe à disposição da família Hernández Aponte para suporte para às devidas providências, assim como tem cobrado incansavelmente pronta resolução do caso às autoridades locais.

Baleado durante tentativa de assalto dentro de taxi, colombiano estava deixando o Parque Fernando Costa onde acontece a Expozebu 2019

Conhecido como Ñeñe Hernández era um grande entusiasta e investidor da raça Gir Leiteiro, estava visitando a Expozebu, como sempre o fazia. O criador foi baleado na noite desta quarta-feira (1), após tentativa de assalto, na avenida Apolônio Sales, no bairro São Benedito, em Uberaba, José Guillermo foi atingido no abdômen e foi socorrido pela própria viatura da Polícia Militar até o Hospital de Clínicas da UFTM. Ele foi conduzido para atendimento médico no Hospital de Clínicas da UFTM, mas não resistiu e veio a óbito no setor de recuperação pós-anestesia, às 10h, em decorrência dos ferimentos sofridos durante a tentativa de assalto.

De acordo com informações apuradas, a vítima solicitou um táxi no portão principal do Parque Fernando Costa, após deixar um dos leilões da Expozebu. José perguntou ao motorista se o mesmo entendia sua língua e, diante da negativa, mostrou seu celular onde o GPS indicava o local que o estrangeiro queria ser levado. Neste instante, o motorista parou o veículo para checar o endereço e foi exatamente no momento em que o carro foi abordado por um homem, em uma moto escura, de revólver em punho, anunciando o assalto.

Leia mais no site Compre Rural

 

Tags:
Fonte: ABCZ

Nenhum comentário