CNA reafima importância do glifosato para agricultura brasileira

Publicado em 08/05/2019 11:53

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reafirmou a importância de defensivos à base de glifosato para a agricultura brasileira, durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara dos Deputados na terça (7).

O consultor da Confederação, Reginaldo Minaré, participou de audiência que discutiu os resultados da reavaliação toxicológica do glifosato, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência iniciou a reavaliação em outubro de 2008 e, atualmente, encontra-se em consulta pública.

“Ao longo dos anos houve a incorporação de diversas tecnologias na agricultura e pecuária e os defensivos são uma delas. O glifosato é uma ferramenta importante para o produtor rural no Brasil e no mundo e a CNA tem consciência da relevância do produto para o setor”, afirmou Minaré.

O consultor ressaltou que o controle de pragas e doenças é um desafio para o produtor rural de qualquer País, que tem dificuldade de garantir a produção sem o uso dos defensivos. Minaré destacou o trabalho que o Sistema CNA/Senar tem feito para levar assistência técnica e capacitação para o produtor fazer o uso correto dos defensivos usados na lavoura.

“Qualquer que seja o método de produção que o produtor utilizar, é importante que ele tenha assistência técnica adequada e faça o uso seguro. Essas ações estão na linha de frente do Senar hoje, não só por uma questão de se precaver do risco, mas também para tirar o maior proveito desses insumos porque o excesso ou uso desmedido é um aumento na planilha de custos do produtor.”

Daniel Roberto Coradi de Freitas, coordenador de Reavaliação de Agrotóxicos da Anvisa, explicou que a reavaliação é um instrumento de revisão do registro de ingredientes ativos. Ele esclareceu que para se chegar aos resultados da reavaliação, no caso do glifosato, foram feitos diversos pareceres técnicos e estudos.

“Realmente o glifosato é o ingrediente ativo mais vendido no País, porém, a Anvisa não encontrou nenhuma evidência durante a reavaliação que indicasse razões para banir o produto do mercado. Também é importante dizer que não há proibição do uso do glifosato em nenhum país do mundo. Há restrições, mas não banimento.”

A pesquisadora do Grupo de Desenvolvimento e Sistemas Técnicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Letícia Rodrigues, apresentou um comparativo sobre os resultados das agências reguladoras do mundo sobre o glifosato.

De acordo com Letícia, agências reguladoras de países como Alemanha, Canadá, Japão, França e Nova Zelândia, por exemplo, consideram o glifosato como não carcinogênico porque as reavaliações são feitas em produtos técnicos e não nos formulados, que são os usados pelo produtor rural.

Outro especialista ouvido foi o médico toxicologista e especialista da Força Tarefa de Reavaliação do Glifosato, Flávio Zambrone. Ele falou também sobre a reavaliação do produto no Brasil e no mundo e destacou que o debate é importante, mas que as decisões governamentais não podem interferir no avanço da ciência e no progresso da sociedade.

O deputado federal e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou a importância do debate e afirmou que o Brasil é o que é hoje graças às tecnologias que foram desenvolvidas no País.

“O debate é importante, mas precisamos analisar todos os lados da questão e ver o que o glifosato representa para o País. Na reavaliação da Anvisa ficou claramente demonstrado que é um produto que não agride a saúde humana. Por isso, quando discutimos esse assunto, temos que deixar a ideologia de lado. Temos que ter muito equilíbrio e pensar no País.”

Em relatório divulgado em fevereiro deste ano, a Anvisa publicou nota preliminar informando que não há evidências suficientes que comprovem que o glifosato é responsável por causar câncer, mutações ou malformação congênita. O processo de reavaliação está em consulta pública com previsão para conclusão ao final de 2019.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário