Secretaria de Agricultura investe na divulgação de tecnologia para olericultura na região de Limeira

Publicado em 28/05/2019 12:26

Cumprindo seu papel de transformar conhecimento e tecnologia em geração de renda e emprego, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), realizou no dia 22 de maio, por meio de seu Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Limeira, o curso “Tecnologias de cultivo de hortaliças”, capacitação que reuniu mais de 30 pessoas, entre produtores e técnicos da rede, com objetivo de difundir novas tecnologias de produção de olerícolas. A atividade foi realizada no campus de Araras, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entidade que apoiou a organização.

“A olericultura possui um potencial promissor no Estado de São Paulo e está se expandindo rapidamente, sendo umas das cadeias produtivas que mais apresentaram propostas de negócios ao Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela extensão rural da SAA. Em nosso EDR, possuímos cinco organizações de produtores rurais (cooperativas e associações) que desenvolvem atividades em olericultura e projetos apoiados pelo Microbacias II; além de outras organizações que produzem e comercializam olerícolas”, informa Marcos Jonatan Amici Jorge, diretor do EDR de Limeira, acrescentando que o cultivo de hortaliças tem crescido na região que tem uma grande demanda de consumo, como uma alternativa principalmente para os produtores de pequena escala.

Sendo assim, explica Marcos, a realização de uma capacitação sobre tecnologias de cultivo de hortaliças proporciona a agregação de novos conhecimentos para a profissionalização e agregação de valor à cadeia produtiva. “Nosso objetivo com o curso foi apresentar novas alternativas de cultivo de folhas, frutos, raízes e tubérculos aos produtores em geral, participantes ou não das organizações rurais, apresentando-lhes, dessa forma, alternativas que lhes possibilitem aumentar a produtividade, com um produto diferenciado, cultivado com as mais modernas tecnologias em Sistemas de Cultivo em Vaso, Ambientes Protegidos e Hidroponia”.

Segundo Tatiane Braga do Carmo, médica veterinária da Casa da Agricultura de Porto Ferreira e uma das coordenadoras técnicas da atividade, além de palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo Fernando César Sala, professor da UFSCar, o curso contou com uma visita técnica ao cultivo de hortaliças instalado no campus da universidade. “O curso foi muito relevante, pois trouxe informações novas no cultivo de hortaliças, servindo de atualização para alguns produtores e técnicos; bem como base de tomada de decisão para produtores que ainda cultivam de forma convencional, apenas a céu aberto, pois transferiu conhecimento em outras modalidades de cultivo que aumentam a produtividade, facilitam o manejo e otimizam a mão de obra, como no caso do plantio em ambiente protegido e da hidroponia. Para nós técnicos, foi uma oportunidade de aprimoramento para atender à demanda técnica sobre o assunto”.

A CDRS tem disponível, em seu catálogo de publicações, o Boletim Técnico n.° 250 – Hidroponia – ao preço de R$ 20,00. Informações sobre aquisição podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3743-3858.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário