ABIOVE defende aprimoramento em proposta da ANTT para o frete

Publicado em 03/06/2019 12:27
Associação participou das audiências públicas e apresentou documento com comentários sobre a metodologia contratada pela agência reguladora

A ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) sugeriu à ANTT que a nova resolução que regulamenta a Lei 13.703 exclua o artigo 9 da minuta que prevê o travamento do Código Identificador da Operação Transporte (CIOT). A razão é que o CIOT não é aplicado a todas as operações de transporte e esse travamento acentuará a falta de isonomia entre transportadoras, por um lado, e autônomos e equiparados, por outro. Além disso, o Documento Único de Transporte Eletrônico (DTe) está em processo de desenvolvimento pelo Ministério da Infraestrutura e sua implantação superará, definitivamente, o excesso de burocracia hoje em curso que reduz a renda do caminhoneiro devido às taxas cobradas pelos intermediários.

Em contribuição enviada após audiências públicas realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ABIOVE ressalta ainda que a nova tabela deve respeitar o que diz o art. 4º, § 1º da Lei. Ou seja, que o frete mínimo deve refletir os custos operacionais totais do transporte.

“Se a medida provisória 832 impôs à ANTT um prazo incompatível com a complexidade do tema gerando atropelos e prejuízos a toda a sociedade, neste momento a condução segue um processo técnico transparente e com ampla participação da sociedade. Agora temos a oportunidade de corrigir o caminho. Para isso, é preciso reconhecer o trabalho de excelência conduzido pela ESALQ-LOG e trabalhar para que a nova tabela entre em vigor considerando as contribuições de toda a sociedade”, afirma André Nassar, presidente executivo da ABIOVE.

No documento, a entidade também sugere a criação de um novo anexo em que constem os parâmetros de cálculo do custo mínimo, suas fontes, periodicidade de atualização e especificações, bem como as fórmulas e métodos de cálculo, a fim de se garantir sua perenidade e transparência. E que toda modificação nesses itens, seja por mudança no produto pesquisado, seja por alteração nas fórmulas de cálculos, passe por uma nova análise de impacto regulatório e outras rodadas de consultas com os interessados para garantir transparência e amplo direito de participação da sociedade. 

A ABIOVE reforça ainda a importância da aplicação do tabelamento exclusivamente para a contratação de caminhoneiros autônomos. Com uma tabela tecnicamente revisada e voltada para esse público, não haverá incentivo para que a demanda por transporte migre para outros modais nem se permitirá que o autônomo se veja sem mercadoria.

Outro ponto destacado é a necessidade de anistia às multas aplicadas antes do debate atual, uma vez que o texto em consulta mostra de forma inequívoca que a tabela da Resolução ANTT 5.820/2018 impôs preços mínimos incompatíveis com a realidade econômica, tornando irracional a imposição de sanções e punições aos contratantes.

“Além disso, o texto em vigor tratou de forma genérica e deficiente as questões relacionadas à fiscalização e procedimentos aplicáveis aos que não cumprissem a tabela”, explica Nassar. “As punições devem ser feitas por meio de leis, com isonomia nas penalidades aplicadas para ambos os lados, caminhoneiros e embarcadores”.

Nas últimas semanas a ANTT promoveu cinco audiências públicas para obter contribuições da sociedade para a metodologia de cálculo da tabela de fretes elaborada pela ESALQ-LOG/USP. Na sexta-feira, dia 24/05, foi encerrado o prazo de consulta pública do estudo que comprovou de forma definitiva que a tabela atualmente em vigor impôs preços mínimos de fretes irreais e incompatíveis com o custo operacional total.

Desde a implantação do tabelamento, a ABIOVE tem se posicionado contra a medida. A Associação, contudo, participou de todas a discussão pública sobre a nova metodologia e protocolou um documento com 51 páginas de contribuições técnicas à proposta de revisão da regulamentação da Política Nacional De Pisos Mínimos (PNPM) a fim de que a nova regulação a ser publicada em 20 de julho esteja em conformidade com o disposto na Lei 13.703. Em paralelo, seguem as discussões em torno da inconstitucionalidade da tabela do preço do frete no Supremo Tribunal Federal (STF).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABIOVE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    TABELA DE FRETE DA ANTT: lá vai a DONA ABIOVE enfiar o nariz onde não deve!!! Por quê ela não defende também preços mínimos (CUSTOS REAIS) para SOJA, MILHO, TRIGO, LEITE, etc.. etc..!!???

    Só me faltava essa!!

    1