CNA debate estímulo à cabotagem no Brasil

Publicado em 02/10/2019 15:28

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (1) do debate Cabotagem: como o Brasil vai desenvolver a BR do Mar, promovido pela Agência Infra, em Brasília.

O consultor de infraestrutura e logística da CNA, Luiz Fayet, foi um dos expositores da primeira mesa de debates sobre o tema “O que impede o Brasil de usar a BR Marinha?”, juntamente com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Tribunal de Contas da União (TCU).

“Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com o governo e os navegadores para reduzir os custos das empresas de navegação. Se não reduzirem os custos, os fretes não baixarão de preço e isso é fundamental para nós aumentarmos nossa competitividade,” afirmou Fayet.

A BR do Mar é um programa do governo para estimular e desenvolver a cabotagem no País com a redução dos fretes e o aumento da oferta de transporte nesse tipo de navegação (entre portos do mesmo país).

Fayet reforçou que o debate tratou ainda sobre a questão tributária. “Estamos hoje com uma discussão mais centrada na questão tributária, porque se não tratarmos desse assunto, não teremos uma logística barata.”

As diretrizes propostas pelo governo para a BR do Mar são: estabilidade regulatória, equilíbrio da matriz logística brasileira, incentivo ao investimento privado, promoção da livre concorrência, otimização do uso dos recursos públicos, segurança nacional e qualificação e disponibilidade de marítimos nacionais.

A proposta ainda está em discussão e deve ser enviada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário