Comissão de Irrigação da CNA define ações para 2020
A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu as ações e demandas prioritárias de 2020 em reunião na quarta (4), em Brasília.
Uma das prioridades para o ano que vem é a aprovação do Projeto de Lei 3729/2004, sobre licenciamento ambiental, que está em análise na Câmara dos Deputados, e a elaboração de estratégias sobre a Resolução 800, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que os produtores rurais mantenham o desconto na conta de energia.
“Vamos ajudar as Federações para que os estados se adequem às formas de outorga e defender junto aos governos federal e estadual a agilidade no processo de outorga para durar meses e não anos”, afirmou Gustavo Goretti, assessor técnico da Comissão.
“Também vamos conscientizar o produtor sobre a necessidade da outorga porque o desconto na energia elétrica é uma das principais bases para fomento da irrigação.”
Goretti reforçou que muitos produtores fizeram os projetos de irrigação na propriedade adequados à irrigação noturna para manter o desconto na conta. “Caso isso se perca, eles vão perder o dinheiro investido.”
A representação do Sistema CNA no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e nas câmaras técnicas do órgão para o ano que vem foi outro item debatido na comissão.
“Queremos participar das seis câmaras técnicas e convocamos todas as Federações e associações para participarem das discussões ativamente porque eles têm mais proximidade com os produtores e levam as questões aos conselhos e comitês de bacia”, ressaltou o assessor técnico.
Ano que vem a comissão pretende trabalhar também a melhoria da eficiência energética na irrigação e propor uma alteração da Resolução 284/2001, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que define a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para irrigação.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano