Lácteos: saem as normas para produção artesanal de queijos, embutidos e mel
São Paulo, 30/12 - O Ministério da Agricultura publicou hoje, 30, no Diário Oficial da União as normas para produção artesanal de derivados de leite necessárias à concessão do Selo Arte.
A Instrução Normativa 73 estabelece o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para fabricação artesanal de alimentos de origem animal. "A concessão do Selo Arte permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como queijos, embutidos, derivados de mel e de pescados", disse a pasta em nota.
O regulamento prevê os requisitos higiênico-sanitários mínimos necessários às propriedades rurais fornecedoras de leite para produção de alimentos artesanais. Caberá aos estados e aos Distrito Federal a avaliação do cumprimento do regulamento de boas práticas.
Ainda conforme o Ministério, uma das exigências é que a propriedade fornecedora de leite seja certificada como livre de brucelose e tuberculose.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli