Comissão Europeia proíbe pesticida da Bayer associado a danos em abelhas

Publicado em 13/01/2020 17:28

LOGO REUTERS

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia decidiu nesta segunda-feira não renovar a aprovação concedida a um pesticida associado a danos em abelhas, o que na prática proíbe o inseticida da Bayer conhecido como tiaclopride.

A decisão pelo banimento segue-se a uma aprovação pela maioria dos governos da União Europeia em outubro do ano passado e é baseada em uma proposta da Comissão, o Poder Executivo do bloco.

"Há preocupações ambientais relacionadas ao uso desse pesticida, principalmente quanto a seu impacto sobre os lençóis freáticos, mas também em relação à saúde humana", disse em comunicado a comissária de Saúde, Stella Kyriakides, apontando possíveis danos à fertilidade.

Agricultores não poderão utilizar o inseticida, vendido sob as marcas Calypso e Biscaya, após 30 de abril deste ano, quando a atual aprovação expira.

A Comissão baseou sua avaliação em descobertas da Agência de Segurança Alimentar da Europa, publicadas em janeiro do ano passado. Elas ressaltavam preocupações com a possibilidade de a substância ativa ser tóxica para seres humanos e sobre sua concentração elevada nos lençóis freáticos, disse um porta-voz da agência via e-mail.

O pesticida não apenas mata insetos, como também afeta abelhas, enfraquecendo seus sistemas imunológicos e prejudicando sua reprodução, apontaram os estudos do órgão.

(Por Robin Emmott)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário