Preço recebido pelo produtor gaúcho fecha 2019 com valorização de 10,68%, diz Farsul

Publicado em 22/01/2020 21:25

São Paulo, 22 - O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (IIPR) encerrou com alta de 10,68% no acumulado de 2019, superior à valorização do IPCA (Alimentos) no mesmo período (6,37%). Isso significa que o preço recebido pelo produtor está se valorizando em velocidade mais acelerada que a média dos preços da economia, informa a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Conforme boletim da federação, uma série de fatores contribuiu para a valorização do IIPR em 2019: a peste suína africana, refletiu na alta do preço dos suínos; a expectativa de menor oferta nos Estados Unidos e a valorização da taxa de câmbio resultaram na alta dos preços da soja; a abertura de novos mercados no Exterior permitiu a elevação do preço do boi gordo; e as exportações elevadas favoreceram a alta do preço do arroz.

Somente em dezembro, o crescimento do IIPR foi de 1,80%. Além das carnes, a falta de chuvas elevou o preço do milho, influenciando no resultado.

Já o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou seis meses de quedas consecutivas, se estabilizando em dezembro com 0,88%. O indicador fechou 2019 com queda de 1,75%. Segundo os técnicos da Farsul, "apesar da desvalorização da taxa de câmbio, os custos se mantiveram, uma vez que o aumento do preço dos fertilizantes foi equalizado por menores preços dos agroquímicos".

"O bom desempenho do IIPR e a desvalorização do IICP construíram um cenário favorável para maiores margens em relação à safra anterior", explica a Farsul.

A economista do Sistema Farsul, Danielle Guimarães, disse em comunicado que "apesar de um ano de taxa alta no câmbio, a grande oferta de fertilizantes puxou o indicador. De uma maneira geral, é possível afirmar que foi um ano atípico com aumento de preços e queda nos custos".

Danielle salienta que o resultado demonstra bem a diferença entre a inflação no campo e na cidade. "Enquanto o IIPR chegou 10,68%, o IPCA Alimentos e Bebidas ficou em 6,37%. Já o IPCA teve alta de 4,31%, enquanto o IICP caiu 1,75. Movimentos bem distantes", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agencia Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário