Pesquisador defende formalização do Matopiba

Publicado em 27/01/2020 10:54

O chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, participou do terceiro encontro dos secretários de agronegócio dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No evento, o gestor defendeu o fortalecimento das ações dos estados do Matopiba, mediante a necessidade de formalização da região.

“Nos últimos anos, houve uma fragilização da formalização da região do Matopiba como a grande fronteira agrícola do Brasil, resultado da falta de políticas públicas e deficiência de atenção, ocasionando problemas nas rodovias, portos, regularização fundiária, crédito rural, dentre outros. Com essa fragilidade, perdeu-se a oportunidade da região avançar, o que pretendemos com esse fórum é fortalecer essas ações e voltar as discussões com o Ministério da Agricultura para se pautar durante as reuniões a necessidade de se formalizar essa região”, relatou Luiz Fernando.

A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) na  Assembleia Legislativa do Piauí e durante a reunião foi assinado um termo efetivando o compromisso entre os referidos estados. A Chefe Substituta de Inovação e Tecnologia da Embrapa Meio Norte, Janaina Mitsue Kimpara, também esteve presente no evento. A solenidade também contou com a presença da Secretária de Agronegócios do Piauí, Simone Pereira, do Subsecretário de Agricultura do Maranhão, Sergio Delmiro, do Secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira Costa, e do Secretário da Agricultura e coordenador do Grupo Agro Matopiba, César Hanna Halum.

No encontro foram abordadas problemáticas da região e ações já implementadas, sendo então definidas novas prioridades e estratégias. Os secretários estaduais elogiaram o trabalho desenvolvido pela Embrapa para o crescimento do grupo. O Chefe-Geral da Embrapa Meio Norte ainda ressaltou que a empresa atua com a parte tecnológica dessas questões e destacou a importância de um compromisso recentemente firmado com o Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (Sagrima). “Um passo importante da Embrapa no Matopiba foi o contrato com a Sagrima para o desenvolvimento do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, informou Luiz Fernando.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário