Entregas de fertilizantes no Brasil devem crescer 1,9% em 2020, diz INTL FCStone

Publicado em 10/02/2020 10:42 187 exibições

LOGO estadao

As entregas de fertilizantes no mercado brasileiro devem crescer 1,9% em 2020, para 36,9 milhões de toneladas, estima a INTL FCStone. A perspectiva, segundo a consultoria, leva em conta a estimativa de uma área plantada recorde para o milho safrinha 2019/20. As entregas devem ficar mais aquecidas no primeiro trimestre do ano, especialmente de nitrogenados e potássicos, em virtude da semeadura do cereal.

Quanto ao volume a ser importado de adubos, a consultoria projeta queda de 4,2% comparação anual, para 27 milhões de toneladas. Em 2019, a importação atingiu recorde, com 28,15 milhões de toneladas adquiridas do mercado externo.

"A queda dos preços internacionais dos adubos ao longo do segundo semestre do ano precedente corroborou para a formação de estoques domésticos confortáveis, com os agentes aproveitando as menores cotações para assegurarem carregamentos antes da temporada de adubações", observa a analista de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Gabriela Fontanari.

A consultoria acrescenta que a paralisação da operação da Mosaic no ano passado também contribuiu para maior importação de adubos - cenário que deve ser normalizado neste ano.

Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

0 comentário