PR ganha mais um posto de fiscalização agropecuária

Publicado em 12/02/2020 15:21

LOGO estadao
São Paulo, 12 - O Paraná conta, desde a terça-feira, 11, com um novo posto de fiscalização do trânsito agropecuário, subordinado à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O posto foi instalado na Rodovia Regis Bittencourt, km 11, no município de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com nota da Secretaria de Agricultura do Estado, R$ 1,3 milhão foram investidos na construção, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (Fundepec).

O objetivo é fiscalizar o trânsito de animais e ampliar o potencial de defesa da sanidade agropecuária paranaense. E principalmente impedir que bovinos e bubalinos vacinados contra febre aftosa adentrem o Paraná, que deixou de vacinar seu rebanho contra febre aftosa no ano passado.

"Desde o dia 6 de janeiro não é permitido o ingresso de animais vacinados no Estado, exceto os destinados para o abate imediato", informa a nota.

Além disso, desde outubro de 2019 estão proibidos o uso e a comercialização da vacina contra aftosa no Estado.

Além do fim da vacinação contra febre aftosa, o posto era outra exigência do Ministério da Agricultura para que o Paraná pleiteie, na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), provavelmente neste ano, o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Atualmente, no Brasil, apenas Santa Catarina tem este status.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário