Hortifruti Brasil: no setor de hortifruti, elas têm a força!

Publicado em 09/03/2020 11:07

O Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, revela que o número de estabelecimentos agrícolas administrados por mulheres cresceu 38% nos últimos 12 anos (2006 a 2017). Ainda que, aos poucos, as diferenças estejam diminuindo, o ambiente agrícola continua liderado pelo público masculino. 

A matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que, dentro da agricultura, o setor hortifrutícola é o primeiro tanto em número de líderes rurais quanto em ocupação da mão de obra feminina. E, mais especificamente no setor de frutas, a atuação da mulher é bastante significativa. Um exemplo disso é a produção de uva no Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA), na qual a maioria da mão de obra é feminina. De acordo com o Censo Agropecuário, em 2006, as mulheres representavam 42% da mão de obra total na viticultura, crescendo para 50% em 2017. 

Entrevistadas pela Hortifruti Brasil relataram que a maior parte dos tratos culturais e do manejo (como raleio, poda, colheita, lavagem, seleção e embalagem) envolvendo a uva de mesa é manual. Esse contexto e o fato de a fruta ser bastante destinada à exportação (um mercado exigente) acabam demandando um trabalhador mais cuidadoso e detalhista, função muito bem desempenhada por mulheres – o que, inclusive, resulta em diminuição das perdas. 

É fato que as mulheres estão cada vez mais valorizadas, mas ainda enfrentam dificuldades. A remuneração das mulheres ainda é inferior à dos homens (apesar da redução da disparidade nos últimos quatro anos) e elas ainda lidam com as faltas de confiança, tanto de funcionários quanto dos próprios familiares (quando o ambiente de negócio é familiar), e de experiência. 

Ressalta-se, ainda, que, além de a mulher buscar seu espaço no ambiente profissional, também tem jornada dentro do ambiente familiar. Para que a mulher esteja cada vez mais apta nesta dupla jornada, Viviane Schappo, a entrevistada desta edição, ressalta que isso “requer não apenas políticas corporativas, mas também políticas públicas para oferecer flexibilidade às mulheres para poderem conciliar maternidade com crescimento profissional”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário