RS: Defesa Agropecuária dá novas orientações para mitigar riscos a servidores e produtores

Publicado em 25/03/2020 16:53

O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu ofício com novas orientações para mitigar o risco de exposição dos servidores que atendem grande número de pessoas por dia. A decisão considera o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, conforme o decreto estadual 55.128/2020, para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19. A determinação considera ainda a autorização temporária para a colocação de lacres em caminhões por médicos veterinários habilitados de integradoras de suínos.

O ofício foi assinado pelo diretor do DDA, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto, e endossada pelo secretário Covatti Filho. Confira a seguir as orientações:

 Serviços de Inspeção

Os Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA) do Serviço de Inspeção Estadual deverão permanecer com as suas atividades nos estabelecimentos de produtos de origem animal em regime reduzido de 6 horas por dia. O supervisor regional administrará necessidade de substituição do servidor ou complementação de horário.

 Inspetorias de Defesa Agropecuária

As Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA) trabalharão de forma a restringir o contato pessoal, com escalonamento de um servidor por dia e os demais de forma remota (teletrabalho), recebendo as demandas dos produtores como comprovação de vacinação, declaração de rebanho, emissão de GTA, entre outras, por e-mail e WhatsApp Business, cadastrando o número fixo da IDA neste aplicativo.

O produtor rural que necessitar de atendimento da IDA deverá enviar a sua solicitação via e-mail ou whatsapp da seguinte forma:

Comprovação de vacinação: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal de compra da vacina.
Declaração de rebanho: enviar foto ou arquivo digitalizado da sua declaração de rebanho.
Emissão de GTA: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal. A Inspetoria deverá enviar também por whatsapp o arquivo em PDF da GTA emitida para o produtor.
Outros serviços deverão seguir a mesma forma de solicitação e envio.

Durante este período, será aceito que o produtor utilize o formato digital da GTA em PDF no celular para acompanhar o trânsito dos semoventes. Da mesma forma, deverá ser aceito em estabelecimentos de abate sob Inspeção Estadual.

O servidor escalonado para estar na IDA realizará horário reduzido das 8hs às 14hs e deverá informar aos produtores quanto às medidas de segurança contra o Covid-19 adotadas pelo DDA e instruí-lo em caso de dúvidas.

Os horários de funcionamento para o teletrabalho seguem os mesmos horários de rotina da IDA, 8 horas por dia.

 Postos Fiscais de Divisa

Serão interrompidas as atividades dos Postos Fiscais de Divisa de Torres, Vacaria, Barracão e Nonoai. Os servidores fixos de Vacaria, Barracão e Torres deverão se colocar à disposição da IDA do seu município de residência, participar do revezamento nos atendimentos da IDA e auxiliar nas atividades de maneira remota (teletrabalho). A organização dessas atividades ficará a cargo do responsável pela IDA ou do supervisor regional

Os Postos Fiscais de Iraí e Marcelino Ramos deverão permanecer funcionando com 2 servidores em escala de seis horas cada, das 18h às 6hs, realizando exclusivamente atividades de fiscalização e colocação de lacres de cargas vivas. Será disponibilizado veículo oficial para o deslocamento dos servidores do seu município de residência até o posto.

Nível Central

Os servidores do Nível Central do DDA, assim como das IDAs, deverão cadastrar o número fixo da sua sala no aplicativo WhatsApp Business e realizar o atendimento por teletrabalho.

Quando houver encaminhamento de amostras para o Nível Central, o remetente deverá informar previamente alguém do programa responsável para recebimento da amostra.

WhatsApp Business

Os servidores deverão cadastrar o número fixo do seu local de trabalho no aplicativo WhatsApp Business (veja tutorial AQUI) e disponibilizar o número na porta das inspetorias com a explicação que o atendimento será via aplicativo. É recomendado também deixar outros números de contato como celular funcional ou particular.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário