Frango, boi e suíno vivos: desempenho em março de 2020
Comparando-se os preços (preliminares) recebidos pelo produtor em março corrente com aqueles registrados um ano atrás, surpreende constatar que o frango vivo tende a encerrar o corrente período com uma valorização de apenas 1,24%, enquanto a valorização do boi em pé chega aos 30% e a do suíno vivo a mais de 40%.
Mas, neste caso, é inevitável lembrar que em março de 2019 a comercialização do frango vivo apresentou dinamismo inesperado para aquele momento (primeiro trimestre do ano). Tanto que, enquanto a cotação do boi, por exemplo, apresentava variação anual de pouco mais de 6%, a do frango vivo registrava incremento próximo de 40%.
Porém, comparativamente a março de 2018, frango e boi voltam ao mesmo compasso, ambos registrando variação de 38%. E o que foge ao normal, aqui, é o suíno, com valorização superior a 80% - não porque se encontre supervalorizado, mas por enfrentar preços extremamente baixos em 2018.
De toda forma, não escapa que, frente ao preço apenas 1,24% superior ao de um ano atrás, o frango vivo convive com um aumento de 40% no milho e de 28% no farelo de soja.
Em 2019, graças à boa relação de preços entre os três produtos, o produtor e toda a avicultura de corte recuperou-se dos prejuízos acumulados nos três anos anteriores. Agora – independentemente até dos desdobramentos que a pandemia venha a exercer sobre a economia – passam, novamente, a enfrentar perdas que podem se intensificar no decorrer do ano.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli