IICA integra grupo de trabalho internacional convocado pela OEA e OPAS para coordenar respostas ante covid-19

Publicado em 07/04/2020 12:14

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) participou de uma reunião virtual convocada pelo Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para dar respostas coordenadas em nível hemisférico à pandemia por covid-19.

Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, e os líderes de outros 12 organismos internacionais e multilaterais se somaram à convocatória em uma videoconferência feita por Luis Almagro, secretário geral da OEA, e Carissa F. Etienne, diretora da OPAS, na qual coincidiram que o multilateralismo e a cooperação internacional são essenciais para enfrentar a crise.

As organizações formam o Grupo de Trabalho Conjunto das Cúpulas (GTCC), presidido por Almagro.

Na reunião virtual, o Diretor Geral do IICA expôs a visão do Instituto ante a emergência sanitária, a qual consiste em coordenar esforços dos países da América Latina e do Caribe para garantir a segurança alimentar, os efeitos para evitar desabastecimentos de alimentos, mitigar aumentos de preços e evitar casos de violência social.

Na reunião se destacou a entrega de informação em tempo real aos países para a tomada de decisões, a busca de recursos para proteger os empregos e renda da população, as gestões para flexibilizar empréstimos internacionais e o reforço da atenção à situação das pessoas migrantes e das mulheres, afetadas estas últimas pelas tensões no setor da saúde e pelo fechamento dos empreendimentos de menor escala (áreas nas quais são maioria).

“O momento de emergência requer que os organismos multilaterais reforcem a coordenação de suas ações para fazê-las mais efetivas. Os efeitos da pandemia são cruéis para a população, já que destrói renda, empregos e empresas, agudiza disparidades sociais e desafia os governos e instituições”, acrescentou o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

O Grupo de Trabalho Conjunto de Cúpulas (GTCC), que se reunirá novamente em meados do mês de forma virtual, está formado pelos seguintes organismos, além do IICA:

Organização dos Estados Americanos (OEA);

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);

Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL);

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS);

Banco Mundial;

Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF);

Banco de Desenvolvimento do Caribe (BDC);

Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE);

Organização Internacional para as Migrações (OIM);

Organização Internacional do Trabalho (OIT);

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD);

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como medidas de acompanhamento técnico aos países das Américas ante a pandemia, o IICA lançou o Comitê Assessor para a Segurança Alimentar, que transmite análises e recomendações para a tomada de decisões nos estados, a publicação de um monitor sobre segurança alimentar e a coordenação de reuniões virtuais de ministros de agricultura das distintas regiões do hemisfério. Além disso, desenvolve novas ferramentas tecnológicas que vão permitir aos ministros trocar informações sobre produtos que sobram e faltam. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário