IPPA/CEPEA: Preços pecuários e de grãos avançam no 1º tri e IPPA/Cepea sobe 13%

Publicado em 15/04/2020 13:02

A forte elevação real dos preços agropecuários ao longo do segundo semestre de 2019 se manteve firme nos três primeiros meses de 2020. Assim, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) teve aumento de 13,1% de janeiro a março de 2020 frente ao mesmo trimestre de 2019, de acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Na comparação com o último trimestre de 2019, a alta foi de 3,9%.

Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de avanço nos preços em janeiro e fevereiro deste ano ficou próximo do limite superior da normalidade para esse período, conforme modelo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas. Já em março, o IPPA/Cepea ficou acima do limite superior esperado para o mês. E esse desempenho do IPPA/Cepea esteve atrelado aos fortes aumentos observados no IPPA-Pecuária/Cepea e no IPPA-Grãos/Cepea, que apresentaram respectivos crescimentos de 16,4% e de 12,3% no primeiro trimestre deste ano frente ao primeiro de 2019. Já o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu 1,6%.

IPPA-PECUÁRIA/CEPEA – A arroba do boi gordo e os ovos foram os responsáveis pela elevação, acima da esperada, do IPPA-Pecuária/Cepea no primeiro trimestre deste ano. No caso da arroba bovina, a alta esteve acima do limite superior estimado pelo modelo do Cepea e foi influenciada pela manutenção, por longo período, de uma demanda internacional aquecida e uma restrita oferta de animais prontos para abate. No caso dos ovos, o descompasso entre a oferta (restrita) e demanda (aquecida) impulsionou as cotações da proteína a partir de fevereiro. A equipe Ovos/Cepea destaca também que a preocupação da população com uma possível falta de alimentos devido à pandemia de coronavírus elevou a demanda além do esperado, especialmente em março.

IPPA-GRÃOS/CEPEA – As valorizações do milho e da soja influenciaram positivamente o IPPA-Grãos, que alcançou o limite superior do comportamento esperado entre janeiro e fevereiro e o ultrapassou em março. Para o milho, pela sazonalidade dos preços, era esperada certa redução em fevereiro e março, devido à colheita da safra de verão. No entanto, o Brasil produziu e exportou volumes recordes, de modo que o estoque final da safra 2018/2019 foi inferior à média das últimas três safras e 2020 se iniciou com baixa disponibilidade interna do cereal. Esse contexto, somado à desvalorização do Real frente ao dólar e à maior demanda impulsionaram as cotações no primeiro bimestre. Em março, especificamente, os preços do cereal subiram com ainda mais força, impulsionados pelo maior interesse de compradores, pela forte retração vendedora e por incertezas diante do avanço do coronavírus. Quanto à soja, o movimento normal de sazonalidade levaria a uma redução do preço ao longo do primeiro trimestre do ano, com o avanço da colheita. Apesar disso, a disputa acirrada entre compradores domésticos e externos pela oleaginosa, a desvalorização do Real frente ao dólar, a limitação de movimentação nos portos argentinos e a menor produtividade da soja na Argentina elevaram os preços nacionais do grão, especialmente em março.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário