Embrapa desenvolve nova cultivar de gergelim para mercado gourmet

Publicado em 28/04/2020 08:46

O principal atrativo da mais nova cultivar de gergelim desenvolvida pela equipe da Embrapa Algodão (Campina Grande – PB) é a película marrom avermelhada. A semente de coloração mais escura é apreciada em diversos mercados mundiais e será direcionada ao mercado gourmet. A BRS Morena deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste, onde a cultura tem se expandido nos últimos anos. A cultivar deve chegar ao mercado em 2020.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão Nair Arriel, responsável pelo desenvolvimento da cultivar, a BRS Morena apresenta alta produtividade de grãos e teor de óleo acima de 50%. O potencial produtivo é aproximadamente 980 quilos por hectare em regime de sequeiro e 1.800 quilos por hectare em sistema irrigado. É recomendada para cultivo mecanizado tanto em larga como pequena escala para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Essa é a primeira cultivar de gergelim com proteção concedida no Brasil. A proteção se justifica pela possibilidade de detenção dos direitos exclusivos de exploração frente a uma demanda crescente por sementes de qualidade.

“Há cerca de três anos, ao identificar a expansão da cultura do gergelim para o Centro-Oeste, a equipe de melhoramento genético da Embrapa Algodão iniciou o desenvolvimento da BRS Morena. A proteção resguarda os direitos da Empresa sobre a cultivar e permite o maior controle sobre as sementes que serão produzidas”, explica a pesquisadora Nair Arriel.

Mercado

Apesar de 90% do mercado brasileiro de panificação e óleo adotar sementes de coloração branca, o segmento de consumo gourmet tem interesse por aquelas de coloração mais escura, como a BRS Morena. “Para alguns segmentos, ela traz um diferencial de sabor. No mercado árabe, por exemplo, eles gostam do tahine feito de sementes mais escuras”, conta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário