Boletim Agro em Dados de maio destaca crescimento de 12,1% do VBP goiano

Publicado em 06/05/2020 14:48

O crescimento do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), em Goiás, deve ser 12,1% maior em comparação com o resultado de 2019, conforme dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estimado em R$ 57,49 bilhões, o VBP goiano representa 8,3% do VBP nacional e deve alcançar a quinta posição entre os VBPs dos estados brasileiros. Os números são destaques no boletim informativo mensal Agro em Dados, publicado nesta terça-feira, dia 5 de maio, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), órgão do Governo de Goiás.

A publicação traz, ainda, outros pontos de destaque relacionados ao setor agropecuário no Estado, incluindo a estimativa da produção de grãos para a safra 2019/2020, que é de 25,7 milhões de toneladas de grãos, conforme informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número representa aumento de 4,5% em relação à safra anterior, no Estado, colocando Goiás como o 4º maior produtor do País. O boletim apresenta outras questões como a participação do agro nas exportações, assim como números das jurisdicionadas da Seapa - Emater, Agrodefesa e Ceasa Goiás.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, lembra que os números mostram que, mesmo diante do cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o agro continua produzindo, gerando riqueza e garantindo alimento na mesa do cidadão e renda para o produtor, seja pequeno, médio ou grande. "Temos desafios em alguns setores, mas cabe a nós, enquanto Governo de Goiás, buscar políticas públicas de incentivo, de olhar por nossos produtores, diante de todas as possibilidades. O Governo de Goiás está atento a todos os acontecimentos e, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, trilhando caminhos para proteger o cidadão goiano, sua saúde e seu futuro", afirmou.

Confira o boletim na íntegra: https://www.agricultura.go.gov.br/files/Agro-em-Dados-2020/AGROEMDADOS-MAIO.pdf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Secretaria Agricultura/GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário