CNA propõe corte drástico de juros e R$ 13,5 bi para subvenção de taxas no Plano Safra

Publicado em 13/05/2020 17:41 e atualizado em 13/05/2020 20:22

LOGO REUTERS

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou nesta quarta-feira ao governo federal um conjunto de propostas para o Plano Safra 2020/21, solicitando medidas como uma redução significativa de taxas de financiamento e garantia, dentro do orçamento, de 13,5 bilhões de reais em subvenção para equalização dos juros.

O documento com dez sugestões prioritárias foi formulado de maneira conjunta com as federações agropecuárias dos Estados e sindicatos regionais, e encaminhado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou a CNA em nota.

"A CNA propõe a redução significativa da taxa de juros aos produtores rurais, e afirma que, em geral, os custos de financiamento nas diferentes linhas do Plano de 2019/2020 são muito similares às taxas de juros vigentes no Plano Safra 2017/2018, construído quando a taxa Selic estava em 11,25% em abril/2017 e 10,25% um mês depois."

Na semana passada, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros acima do esperado pelo mercado, à mínima histórica de 3% ao ano.

A instituição alegou que, embora a taxa básica de juros tenha caído progressivamente "e o governo tenha se beneficiado de menores custos de administração e rolagem da dívida pública", o agronegócio segue pagando juros considerados elevados.

A confederação não especificou qual o patamar de juros está sugerindo ao governo.

A CNA informou no comunicado que também propôs a garantia, dentro do orçamento, de um volume de 13,5 bilhões reais em 2021 para a subvenção econômica em equalização de taxa de juros.

A confederação destacou que alguns setores como o do algodão e a bovinocultura de leite "têm sido especialmente prejudicados pelas restrições causadas pela pandemia do Covid-19", o que leva à necessidade de autorizar crédito para Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP).

"A crise trazida pelo Covid-19 trouxe desafios adicionais ao setor", afirmou a CNA no documento.

Segundo a entidade, por um lado, a necessidade por recursos se ampliou, inclusive para fluxo de caixa dos empreendimentos agropecuários e agroindústrias atingidos por quedas de vendas e de preços de seus produtos.

Além disso, a confederação disse que parte dos "já escassos recursos públicos" planejados ao setor foram redirecionados do Ministério da Agricultura para o Ministério da Saúde.

"Sem desmerecer a urgência de recursos para enfrentamento da crise de saúde pública, é fato que o Mapa (Ministério da Agricultura) perdeu 90 milhões de reais em emendas de bancadas em abril 2020."

Para a subvenção ao prêmio de seguro rural (PSR), a confederação propõe o montante de 1,6 bilhão de reais, e solicita previsibilidade na execução do orçamento para o PSR, e a implementação de um sistema para concessão da subvenção diretamente ao produtor rural.

A ampliação nos recursos do seguro rural, que no Plano Safra 2019/20 teve orçamento 1 bilhão de reais, é uma das principais bandeiras defendidas publicamente pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Washington Campos Morada Nova de Minas - MG

    Quanto ao endividamento crônico do médio produtor rural devido a intempéries climáticas... CNA , FPA , não vão fazer o nada ? Vcs representam quem ? Os bancos estão executando o produtor médio! CNA, FPA, de onde vem o dinheiro e os votos que os sustenta?

    5