CNA esclarece propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2020/2021

Publicado em 15/05/2020 16:26

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na sexta (15), uma transmissão ao vivo para discutir as propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2020/2021 entregues à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta semana.

A conversa contou com a presença do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, que explicou os principais pontos do documento e esclareceu dúvidas dos participantes.

“Esse ano, em função da crise do coronavírus, nós não conseguimos ir a campo para ouvir presencialmente as demandas dos produtores, mas fizemos várias reuniões remotas com as Federações de Agricultura e sindicatos rurais. Então esse documento teve a participação de representantes de todo o setor e contemplou propostas do Brasil inteiro”, disse.

Dividido em seis capítulos – medidas que visam reduzir a taxa de juros do crédito rural, medidas para aumentar o funding de financiamento para a agropecuária, medidas para desburocratizar e reduzir o custo de observância, crédito rural, gestão de riscos da atividade agropecuária e comercialização –, o documento elege 10 propostas prioritárias para o setor.

Dentre os itens mais importantes, Bruno Lucchi destaca a importância da redução de juros das operações de crédito rural atrelada à taxa Selic e de adequar os percentuais de custos administrativos e tributários (CAT) recebidos pelas instituições financeiras, ou seja, reduzir o “spread bancário”.

Outro ponto elencado é a necessidade de aumentar a transparência sobre as exigências das instituições bancárias para aprimorar a fiscalização e punição sobre a prática de venda casada.

O superintendente técnico da Confederação ressalta que é necessário garantir o orçamento de R$ 13, 5 bilhões em 2021 para a subvenção econômica em equalização de taxa de juros e de R$ 1,6 bilhão para a subvenção econômica ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Custeio – A lista segue com a recomendação de priorizar recursos para o crédito de custeio e comercialização e sugere linhas especiais de financiamento para os programas de investimento para construção de armazéns (PCA), irrigação (Moderinfra), investimentos necessários à incorporação de inovações tecnológicas nas propriedades rurais (Inovagro) e o Programa ABC.

Segundo Bruno Lucchi, também é importante garantir a previsibilidade de execução do orçamento destinado ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e implementar um sistema para concessão da subvenção ao prêmio do seguro diretamente ao produtor rural.

A assistência técnica e gerencial, área considerada fundamental pelo Sistema CNA/Senar para apoiar os produtores rurais, poderá ser beneficiada por meio de outra proposta que consta no documento e que pretende estimular contratações do Pronaf Produtivo Orientado.

Negociar com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a criação de Fundos de Investimento para o setor agropecuário é a última prioridade apontada. Na opinião do superintendente técnico da CNA, a medida permitirá trazer recursos privados para o financiamento da agropecuária brasileira.

“Os representantes do governo sinalizaram que esses pontos já estão sendo trabalhados. Agora é aumentar as discussões e apoiar o Ministério da Agricultura nas negociações. Também é importante que os produtores continuem participando e trazendo a realidade do campo para que possamos converter isso em políticas públicas adequadas ao setor”, afirmou Bruno Lucchi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário