China vai liderar importação de produtos agrícolas na próxima década

Publicado em 19/05/2020 14:44
China Agricultural Outlook 2020-2029 prevê que país se manterá como grande comprador de alimentos do mundo, diversificando fornecedores e dando ênfase para grãos, proteínas animais, lácteos e pescados

Pequim realizou a sétima edição de sua conferência sobre as perspectivas agrícolas para o país, projetando suas necessidades para os próximos dez anos. O encontro, transmitido ao vivo neste ano também por canais digitais devido à pandemia de coronavírus, produziu o relatório China Agricultural Outlook 2020-2029, que mantém o país asiático como o maior importador de alimentos do mundo ao longo da próxima década.

Ao longo dos próximos dez anos, a China se manterá como grande importador de grãos, com destaque para soja, milho, trigo e arroz, além de açúcar e os produtos de origem animal, como carne bovina, suína e de frango. Outros produtos como frutas, ovos, lácteos e pescados também poderão gerar oportunidades para o agronegócio brasileiro.

“Elaboramos para nossos associados um sumário executivo sobre o relatório final do governo chinês. Nele detalhamos ponto a ponto a demanda de cada um dos produtos agrícolas e apresentamos um cenário de como o Brasil pode aproveitar as oportunidades que já são ou ainda serão geradas para o agronegócio nacional”, afirma José Mario Antunes, diretor do escritório da InvestSP em Xangai.

A China tem no Brasil seu principal fornecedor de soja. Das 88,6 milhões de toneladas importadas em 2019, cerca de 65% foram provenientes do Brasil. Para a próxima década, os chineses se manterão como os maiores importadores de soja do mundo, com uma taxa média anual de crescimento próxima a 1%, podendo se aproximar das 100 milhões de toneladas importadas em 2029. Se confirmado, o volume representaria um incremento próximo a 13% nas compras chinesas de soja.

No caso do milho, o Brasil ainda não aparece como fornecedor relevante. Pequim tem buscado garantir seu abastecimento na Ucrânia. Contudo, diante do aumento significativo da produção brasileira e dos atuais patamares da taxa de câmbio, o produto nacional talvez passe a ser mais competitivo no mercado chinês.

Para as importações de carne suína e de frango, existem dois cenários distintos, sendo um de curto e outro de longo prazo. Em 2020, a China dele elevar em mais de 30% suas importações de suínos e alcançar 2,8 milhões de toneladas, ainda como reflexo da crise da peste suína africana que atingiu o país a partir de 2018. Contudo, segundo o relatório, a China tende a recuperar ao longo da próxima década sua produção doméstica, reduzindo assim a necessidade de importações. Diante desse cenário, a perspectiva é que as importações de suínos fiquem em 1,95 milhões de toneladas em 2029, o que representaria uma retração de 30,3% em comparação as necessidades de compras externas deste ano.

Na mesma linha dos suínos, o cenário é semelhante para a carne de frango. No ano passado as importações da China chegaram 779 mil toneladas, um crescimento de 55% em comparação a 2018. Para 2020, a perspectiva é que as compras alcancem 860 mil toneladas, o que representará um incremento de 10,4% sobre 2019. Diante do crescimento da produção doméstica, que tem ocorrido ao longo dos últimos dez anos, a expectativa é que a necessidade chinesa por importações de carne de frango se reduza e fique em 590 mil toneladas em 2029, cerca de 30% a menos que será importado neste ano.

“Vale lembrar que a China não é um mercado simples. O relacionamento próximo com os importadores e também com o governo é um fator determinante para o sucesso das empresas que queiram entrar nesse mercado ou mesmo ampliar sua presença.”, afirma Antunes.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
InvestSP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário