Banco de alimentos desenvolvido pelo IICA E CATIE entregou os primeiros produtos agrícolas a comunidades rurais da Costa Rica

Publicado em 25/05/2020 08:19 34 exibições
Em Coronado, onde está localizada a sede do IICA, são feitas doações de 60 caixas de mandioca e bananas frescas

O banco de alimentos desenvolvido em conjunto pelo IICA e pelo CATIE já entregou seus primeiros produtos nas comunidades de Turrialba e Coronado, na Costa Rica.

O projeto de fortalecimento da segurança alimentar durante a atual emergência sanitária, realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo CATIE (Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino), gerou em sua primeira entrega 60 caixas de mandioca e banana frescas.

Em Coronado, onde fica a sede do IICA, as doações de alimentos são feitas através da Prefeitura e das igrejas, além de produtos de limpeza e higiene, enlatados e outros. Seu destino final são as famílias rurais em condições de vulnerabilidade alimentar, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19.

Os alimentos são cultivados na fazenda comercial e experimental do IICA-CATIE em Turrialba.

"A próxima colheita será de feijão e milho, cultivados sob os mais altos padrões de qualidade, em um local de excelência e sob os cuidados de especialistas em agricultura", disse Amanda Fernández, representante da Associação de Projeção com a Comunidade do IICA.

O banco de alimentos é apoiado pelas ações de cooperação dos projetos PROCAGICA e AGRO-INNOVA, que têm a União Europeia (UE) como parceira. Em uma fase posterior, o modelo de produção seria adaptado aos demais países da América Central em que essas iniciativas estão presentes.

O PROCAGICA é o Programa Centro-Americano de Gestão Integral da Ferrugem do Café, enquanto o AGRO-INNOVA é o Projeto de sistemas agroflorestais multicamada inovadores para o Corredor Seco da América Central. Ambos buscam fortalecer o acesso dos pequenos produtores a pesquisas e inovações que lhes permitam aliviar os problemas de segurança alimentar e nutrição em seus territórios.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Tags:
Fonte:
IICA

0 comentário