Quase 25% de fertilizantes são reprovados em análise

Publicado em 22/06/2020 09:42
Resultados são entregues ao produtor em até 10 dias com um parecer técnico

Cerca de 25% dos fertilizantes analisados durante o Circuito Tecnológico – Etapa Milho – realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foram reprovados, considerando pelo menos um elemento de macro e micro nutrientes fora do mínimo tolerado. Foram coletadas 330 amostras de fertilizantes, perfazendo um total de 256 aprovadas e 74 reprovadas.

Mais precisamente, foram 22,7% de reprovação de todo material coletado e analisado em laboratório. Número ainda alto, conforme técnicos da comissão de sustentabilidade da Aprosoja. A gerente do setor, Marlene Lima, afirma que os resultados demonstram que o produtor deve se preocupar em verificar a qualidade dos produtos utilizados no plantio.

“Identificamos um percentual ainda alto na reprovação dos fertilizantes. Por isso o produtor deve estar atento e acompanhar a entrega dos fertilizantes na propriedade, para ajudá-los elaboramos folder e informe técnico com todas as orientações. Também tivemos feedback de produtores que tiveram seu fertilizante fora da garantia e foi reembolsado de alguma forma, com bônus para a próxima safra ou desconto na compra”, informou.

Produtor em União do Sul, Diogo Molina, afirma que essa ação da Aprosoja é fundamental para uma melhor produtividade na lavoura e auxilia tecnicamente quanto a qualidade de insumos adquiridos para produção. “Esse Circuito Tecnológico veio ao encontro da carência que o produtor tinha de informações técnicas, além disso nos trouxe vários benefícios como análises de fertilizantes e de sementes. Essas análises nos trouxeram mais clareza sobre o que realmente nós estamos consumindo no campo e detectando falhas na produção desse produto. A gente paga caro por um insumo que geralmente não está vindo a contento com os níveis de produtos que foram indicados pelo fabricante, então temos que realmente aprofundar nisso e abranger mais ainda o circuito pelo estado todo", destacou.

CT - Por meio do Circuito Tecnológico, produtores dos quatro cantos do Estado recebem a visita do supervisor de projeto que faz coleta de fertilizantes e sementes e encaminham para análise em laboratório. Os resultados são entregues ao produtor em até 10 dias com um parecer técnico.

Nomes das empresas são preservadas, já que a função do programa não é condenar ou beneficiar indústrias, mas orientar o produtor quanto a qualidade dos insumos disponíveis no mercado. “Queremos que o produtor receba produtos com qualidade, pois são de suma importância no desenvolvimento das plantas, consequentemente na sua produtividade”, frisou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário