Com tecnologia e assistência técnica, Nordeste será a próxima região de desenvolvimento do Brasil, diz ministra

Publicado em 02/07/2020 17:49
Para Tereza Cristina, programa Agronordeste será fundamental para massificar a assistência técnica na região

Em live com diretores do Banco Nordeste para apresentação do Plano Safra 2020/2021 da instituição, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse nesta quinta-feira (2) que o Nordeste é a próxima região de desenvolvimento de sucesso no Brasil. Para ela, com tecnologia e assistência técnica é possível aproveitar as características e a posição privilegiada da região para aumentar a produtividade. 

“Temos que fazer uma política especial para o Nordeste brasileiro. O nosso aumento de produção e de produtividade está aí. Nós já temos várias ilhas de excelência, mas temos que democratizar e massificar essa tecnologia para que chegue a um número maior de produtores rurais”, disse, citando o Programa Agronordeste, lançado no ano passado pelo Mapa para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região. 

Tereza Cristina ressaltou que a parceria com o Banco do Nordeste é fundamental para o desenvolvimento da região.” Vocês estão no caminho certo, apostando na agricultura e fazendo com que esse crédito chegue ao pequeno produtor”, disse a ministra. 

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolin, destacou que a missão do banco é apoiar o desenvolvimento da Região Nordeste, financiando, além da indústria, comércio, serviços e infraestrutura, o agronegócio. “O agronegócio é muito importante para o PIB dos estados em que a gente atua e para a nossa missão de promover esse desenvolvimento. Por isso apoiamos desde o mini produtor rural até a grande empresa rural”. 

Para ele, o Agronordeste é uma importante estratégia para ampliar as parcerias na região e ver quais são as soluções necessárias para ampliar o desenvolvimento agronegócio na região, gerando oportunidade de emprego e renda para a população.

Também participaram da live o presidente da CNA, João Martins, e o deputado federal Julio Cesar (PSD-PI), além de diretores do banco. 

Plano Safra do Banco do Nordeste 

O BNB investirá R$ 8,26 bilhões no Plano Safra 2020/2021, valor 6% superior ao orçamento disponibilizado para o Banco no Plano Safra 2019/2020. Os recursos vão possibilitar o atendimento a 590 mil produtores da região. 

Segundo o Banco, o Plano Safra contempla prioritariamente agricultores familiares, mini, pequenos e médios produtores rurais,  oferecendo melhores condições de financiamento e juros mais baixos. A prioridade do BNB, alinhada com o Governo Federal, abrange projetos de inovação, energia solar, irrigação, pesca, aquipesca, dentre outros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário