Reunião hemisférica: Ministros da Agricultura das Américas definirão mecanismos para fortalecer a segurança alimentar

Publicado em 13/07/2020 08:15
A reunião ministerial é promovida pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, com o apoio do IICA e da FAO

Os ministros e secretários de Agricultura das Américas se reunirão na segunda-feira 13 pela segunda vez este ano, em uma reunião virtual para definir ações que reforcem a continuidade da atividade agrícola em meio a atual pandemia e estimular o intercâmbio de informações alimentares e comerciais entre os países do hemisfério.

A reunião será patrocinada pelo Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Víctor Villalobos, e organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

“O objetivo deste fórum virtual é reiterar a importância de continuar produzindo; A agricultura não deve parar porque é a única maneira pela qual garantimos alimentos para toda a sociedade. Também é muito importante que isso seja feito sem impedir a troca de produtos entre nossos países ", afirmou Villalobos.

O diálogo se concentrará em questões como segurança alimentar, reativação econômica pós-pandemia, comércio internacional, sanidade agrícola e promoção de cadeias agroalimentares.

Entre os desafios que virão o setor agrícola das Américas se encontram facilitar o acesso dos produtores familiares aos circuitos de comercialização, fortalecer a governança multilateral para promover o comércio e reduzir o surgimento de restrições, estimular a reativação e a integração regional de cadeias de exportação e fortalecer os serviços nacionais de controle sanitário e fitossanitário.

“Precisamos manter as informações mais fluidas entre todos. Exorto meus colegas, os chefes de agricultura do hemisfério, a participarem da reunião, pois é uma oportunidade de aproximar nossos interesses em termos do serviço prestado pela agricultura como fornecedora de alimentos e matérias-primas a toda a população”, disse o Secretário de Agricultura Mexicano.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e o Subdiretor Geral e Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Julio Berdegué, também participarão da reunião em 13 de julho.

Será a segunda vez no ano 2020 que os ministros e secretários de agricultura das Américas se reunirão virtualmente com o apoio do IICA e da FAO. A primeira reunião foi em 22 de abril, promovida pelo Chile.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário