Embrapa está construindo os dois maiores lisímetros do Brasil

Publicado em 23/07/2020 09:39

Estão em fase de instalação dois lisímetros, nome dado ao equipamento utilizado para medir o consumo de água dos cultivos agrícolas, como explica o pesquisador Danilton Luiz Flumignan, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). Quando estiverem concluídos, serão os maiores do Brasil e estarão entre os maiores do mundo. Os lisímetros são do tipo pesagem direta, terão aproximadamente 35 toneladas, com cerca de 20 m² (cada). Os dois equipamentos vão contribuir com as pesquisas da Unidade, relacionadas ao uso de água em sistemas de produção agropecuários irrigados e sem irrigação.

“Trata-se de um tanque, instalado no campo, preenchido internamente com solo do próprio local e que conta com um sistema de pesagem, o qual monitora a variação da massa do mesmo. Com este monitoramento obtém-se o consumo hídrico, tecnicamente chamado de evapotranspiração”, explica Flumignan.

Ele informou ainda que esses lisímetros estão inseridos no contexto das pesquisas relacionadas ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e também do portfólio 'Agricultura Irrigada' da Embrapa, através da busca por soluções que estejam alinhadas ao desafio de inovação da Embrapa Agropecuária Oeste que consiste em apresentar soluções que podem “aumentar a eficiência do uso de água em sistemas agrícolas irrigados de grãos, hortaliças, frutíferas e gramíneas”. 

Erica Alves da Silva Bonin, chefe adjunta de Administração, informa que o projeto foi contratado com recursos  da Embrapa, através de um esforço da Chefia, junto a Diretoria Executiva da instituição, que possibilitou a viabilização do recurso para a obra de construção civil no valor de R$ 144,7 mil.  “Essa construção vai gerar inúmeros benefícios para a pesquisa. É um grande avanço”, comemora Erica.

Saiba Mais - A equipe do projeto responsável por essa solicitação é composta pelos pesquisadores Danilton Luiz Flumignan, César José da Silva, Carlos Ricardo Fietz e Éder Comunello.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário