Dia do Agricultor: 28 de julho e todos os dias há milhares e milhares de anos

Publicado em 28/07/2020 12:19 e atualizado em 29/07/2020 16:15
De todos nós, equipe do Notícias Agrícolas, a vocês, agricultores, insumo mais importante do nosso trabalho

LOGO nalogo

 

Dia do Agricultor 2020Nós poderíamos trazer inúmeros dados mostrando a força do produtor rural brasileiro neste 28 de julho, Dia do Agricultor, para comemorar a data. Como, por exemplo, o aumento de 385% da nossa produtividade, nos últimos 40 anos, com um incremento de apenas 32% da área. Ou lembrar que hoje o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil comemora 160 anos, e por isso que as datas coincidem. 

Sim, nós poderíamos. Mas preferimos não. Nós, equipe do Notícias Agrícolas, optamos por viajar a um passado bem mais distante para entender a importância da agricultura para o desenvolvimento desse mundo e de cada ser vivo que habita este planeta. Afinal, Beto Guedes eternizou em uma das mais doces e simples canções da música popular brasileira: "tudo que move é sagrado". E foi mais além: "o fruto do trabalho é mais que sagrado, meu amor...A massa que faz o pão vale a luz do teu suor". 

Dia do Agricultor 2020Dia do Agricultor 2020E de fato é isso. De tão simples, sua importância é essencial. A agricultura nasceu, segundo relatos, em 10.000 A.C*, no período Neolítico - ou da Pedra Polida - e mudou a vida dos seres humanos. Ao dominarem as técnicas de plantio e colheita, os homens passaram a aprimorar a armazenagem de alimentos, sementes, e passaram a se fixar em regiões produtivas. Deixaram de ser nômades. E então, as sociedades nasciam ali, naquele momento. 

Dia do Agricultor 2020A transformação foi, a cada nova era, mais além e provovocou processos de mudanças sociais, políticas, econômicas, comerciais, logísticas. O aprendizado foi além da observação comportamental das plantas tão somente, mas chegou aos animais, ao clima, ao solo, aos insumos, ao ambiente e ao potencial. A transformação da agropecuária acompanhou a transformação do homem e do mundo. E continua. 

A produção de alimentos se tornou combustível para a paz. A falta de comidas iniciou guerras, bem como o entendimento para sua produção as encerrou. A produção de alimentos incentivou a pesquisa, o estudo, a industrialização, a tecnificação, a evolução com uma atividade tão primária. A produção de alimentos promoveu a inclusão de populações, conhecimento e a PROSPERIDADE. A prosperidade promoveu PAZ. 

Dia do Agricultor 2020A produção de alimentos se expandiu para a produção de energia, fibras, madeira, insumos, máquinas e implementos, riquezas e divisas para um economia lutando por sua estabilidade. E na sequência, por seu crescimento CONSISTENTE. A agricultura trouxe ao Brasil reconhecimento por VOCAÇÃO. 

A cadeia produtiva agropecuária levou dois professores da Universidade de Harvard a se dedicarem à criação de um termo que pudesse resumir todo esse potencial da atividade e toda a dedicação de seus profissionais. AGRONEGÓCIO. O termo, de autoria de John Davis e Ray Goldberg, data de 1957 e significa "o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados". 

Complexo, não?

Dia do Agricultor 2020Então, nós resumimos. O agronegócio e o agricultor são a soma da dedicação, da singular relação de homens e mulheres com o campo, com animais, com a terra, com cada raio de sol ou gota de chuva. Com cada semente plantada e cada grão, fruta, legume, folha ou fruta colhida. Com cada mililitro de leite, etanol ou mel extraídos. Por cada quilo de carne produzido, por cada quilo de algodão enfardado, por cada prato que não estiver mais vazio. 

Mais centenas de definições poderão vir nos próximos anos. Talvez nenhuma delas defina tão bem o agricultor quanto a definição já existente de AMOR.

* Livro O Segredo do Grão, de Marcos Araújo
Dia do Agricultor 2020Dia do Agricultor 2020
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário