Capacitação da Embrapa orienta como produzir mais carne e leite com menos água

Publicado em 30/07/2020 09:05
Como medir a quantidade de água utilizada para produzir carne ou leite? A Embrapa Pecuária Sudeste vai responder a essa pergunta durante capacitação em manejo da água e eficiência hídrica na produção animal. O evento virtual ocorre no dia 21 de outubro, das 9h às 12h.

A adoção de práticas hidricamente corretas impacta na competitividade da atividade e na sustentabilidade da produção agropecuária. De acordo com o pesquisador Julio Palhares, produz-se igual ou maior quantidade de carne e leite com menos litros de água. A ideia da capacitação é levar aos participantes conceitos e informações para possibilitar a aplicação desses princípios no dia a dia da fazenda e na tomada de decisões.

Na produção de carne e leite, a água é usada no consumo dos animais, lavagem das instalações e de equipamentos e irrigação, além da contida nos alimentos fornecidos. Palhares destaca que a gestão adequada na fazenda contribui para uma atividade agropecuária rentável e, principalmente, ambientalmente responsável. “Manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem melhorar a eficiência hídrica. O produtor pode optar pela irrigação noturna, captar água da chuva para lavagem das instalações pecuárias, fazer fertirrigação, entre outras medidas fáceis de serem adotadas”, conta.
O curso online vai discutir consumos de água em sistemas de produção animal e como medi-los, como avaliar a qualidade da água e quais tecnologias podem ser utilizadas para manter os padrões ideais, e apresentar práticas para ter mais eficiência no uso dos recursos hídricos na propriedade.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Pecuária Sudeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário