Rede ILPF: "Integração Lavoura-Pecuária-Floresta gerencia desafios com sustentabilidade, responsabilidade e ética"

Publicado em 02/09/2020 17:40

O primeiro dia do Seminário internacional sobre Sistemas agrossilvipastoris na América Latina e Caribe, realizado ontem, 1º de setembro,  abordou as pesquisas e experiências nessa área no Brasil e na Colômbia. Hoje, dia 2 de setembro, será a vez da abordagem dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta na Argentina e Paraguai. Da Argentina, virão Pablo Peri,  pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária - INTA e os produtores Eduardo de Coulon e Jorge Esquivel. Do Paraguai, os engenheiros florestais Laura Quevedo, da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA da Universidade Nacional de Assunção - UNA, e Rafael Ortiz, da Unique Wood Paraguay. Assista as palestras do primeiro dia aqui.

O evento está reunindo pesquisadores e produtores do Brasil e de mais sete países da América Latina e Caribe para apresentar os sistemas agrossilvipastoris a produtores, técnicos, comunidade científica e interessados no tema, e ainda trocar experiências das instituições de pesquisa que estudam e realizam experimentos nesses sistemas no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Cuba. O seminário, aberto gratuitamente a todos os públicos, será realizado entre 16h e 19h e será transmitido online por meio do canal da Embrapa no YouTube: https://www.youtube.com/Embrapa.

Relatos do Brasil 

Na abertura do evento, a chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça, frisou a importância da tecnologia Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF para contribuir com o desafio de alimentar o mundo com sustentabilidade. A coordenadora da Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal, Ana Maria Lupi, falou de como instituições de pesquisa e ensino da América do Sul e Caribe se reuniram, desde 2018, para realizar ações conjuntas de divulgação em sistemas agrossilvipastoris. “Nosso objetivo é fortalecer essa rede, a RedSiip, e este evento é a primeira ação formal e pública de compartilhamento de estudos e experimentos realizados em seus respectivos países, inclusive com a participação importante dos produtores, usuários da tecnologia”.

O evento foi iniciado com a palestra do diretor da Rede ILPF, Renato Rodrigues, também pesquisador da Embrapa Solos. Rodrigues contextualizou o panorama atual, de crescimento populacional, esgotamento de recursos naturais, mudança do clima, degradação de solos e urbanização, cenário, segundo ele, em que é vital pensar em soluções cada vez mais urgentes. Para o pesquisador, lidar com esses desafios requer uma abordagem sistêmica que gerencia as complexidades de maneira sustentável, responsável e ética, valores essenciais para a produção, consumo e toda a cadeia produtiva.

Nesse sentido, Rodrigues falou que a adoção de tecnologias e sistemas sustentáveis de produção de alimentos é extremamente importante para se garantir segurança alimentar e nutricional da população e a preservação do meio ambiente, como a ILPF. “É uma tecnologia que não só aumenta a produção, mas também a qualidade do alimento produzido. Ainda é possível aumentar mais a produtividade desses sistemas, diversificar a produção, agregar valor a produtos, certificar propriedades, organizar as cadeias produtivas e criar novos mercados. Além disso, a ILPF pode ser utilizada em qualquer propriedade, levando em consideração as peculiaridades dos diversos biomas brasileiros. Estimamos que a área ocupada com ILPF ocupe hoje mais de 17 milhões de hectares e vamos trabalhar para atingir 30 milhões em 2030, reflexo também com nosso compromisso voluntário de emissões de gases de efeito estufa”, explicou.  

O diretor da Rede ILPF também relatou brevemente as principais mudanças da agropecuária brasileira nos últimos 40 anos: transformação de solos ácidos e pobres em solos férteis; tropicalização de sistemas de produção e desenvolvimento de uma plataforma de práticas sustentáveis e políticas públicas. “Como consequência desse trabalho orquestrado pela Embrapa em nível nacional em parceria com as instituições estaduais de pesquisa e ensino, a produção de alimentos cresceu cerca de 400% e a produtividade, 200%, poupando-se 250 milhões de hectares. Atualmente cerca de 66% do nosso território é de vegetação nativa e 30% é formado por pastagens, lavouras e florestas plantadas. Precisamos melhorar no quesito recuperação de pastagens degradadas, o que a ILPF tem papel fundamental”, finalizou. 

A Associação Rede ILPF é uma entidade privada, sem fins lucrativos e independente, formada a partir de uma parceria público-privada e tem o objetivo de acelerar a ampla adoção das tecnologias de ILPF por produtores rurais para a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

O produtor Luciano Muniz, que também é professor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, explicou que implantou há três anos uma Unidade de Referência Tecnológica – URT de ILPF em sua propriedade em Pindaré-Mirim-MA. “Na URT, testamos alguns componentes florestais, como babaçu e sabiá (nativos) e eucalipto (exótico). Estamos colaborando com essa experiência mostrando que a ILPF permite diversificar a produção com receita de três atividades produtivas ao mesmo tempo e ainda recuperar as pastagens degradadas e diminuir as emissões de gás carbono, o que faz da ILPF uma tecnologia de baixo carbono”, opinou o produtor. A UEMA é parceira da Embrapa Cocais nas pesquisas sobre ILPF no Maranhão.

Da Colômbia, falaram o pesquisador do Centro de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária - Cipav, Julian Chara, e o produtor de El Doncello, Caquetá, Adrian Chindicué.  

O evento foi uma articulação da Embrapa Cocais, unidade da Embrapa no Maranhão, e tem coordenação das seguintes instituições, por país participante: Brasil - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa Cocais, Associação Rede ILPF e Gintegra; Argentina - Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal – Conicet; Chile - Instituto de Ciências Agroalimentares, Animais e Ambientais - Universidade de O'Higgins; Colômbia - Centro de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Cuba - Estação Experimental de Pastos e Forragens Indio Hatuey; México - Rede Temática de Sistemas Agroflorestales de México; Paraguai - Faculdade de Ciências Agrárias - Universidade Nacional de Assunção; Uruguai - Polo Agroflorestal - Casa da Universidade de Cerro Largo - Universidade da República e Rede Global de Sistemas Agrossilvipastoris.

Para conferir a programação e mais detalhes do evento acesse https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-eventos/-/evento/430060.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário