Paraná vai avançar no agronegócio com laboratório de inovação

Publicado em 03/09/2020 11:20

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (02) o projeto de criação do Laboratório de Inovação i-Lab Agro. Ligado ao Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri), ele tem como objetivo tornar o Estado mais competitivo também na área de tecnologia para o agronegócio, da mesma forma que já é na produção de alimentos.

Esta é a primeira experiência de um laboratório de inovação voltado ao tema agro dentro do setor público brasileiro. “A determinação do Governo é de ser moderno e inovador. A Secretaria da Agricultura está inovando e traz isso para dentro do Governo”, disse o secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

Segundo ele, é perceptível a mudança de paradigma. “As ações de governo, além de serem realizadas para o cidadão, passam a ser realizadas com o cidadão”, afirmou. “Queremos uma gestão colaborativa, conhecer o território, deliberar com os experts e, depois, tomar decisão e ir para o campo de ação.”

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fez uma exposição dos avanços ocorridos no mundo em relação à agropecuária e que resultam particularmente na moderna digitalização e na nova mecanização. Elas incluem, entre outros, o uso da agricultura de precisão, drones, satélites, robôs, máquinas elétricas, inteligência artificial e internet das coisas. “Fazer cada vez melhor com menos recursos e mais sustentabilidade”, resumiu.

De outra parte, segundo ele, o serviço público não acompanhou esse processo com o mesmo dinamismo. “A grosso modo, o serviço público continua analógico”, disse o secretário. Por isso, Ortigara destacou o desafio colocado ao novo laboratório de inovação de ouvir experiências mundo afora para possibilitar que o Estado preste um serviço ainda melhor.

PROCESSO - A ideia do Laboratório de Inovação i-Lab Agro nasceu na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), mas logo foi expandida para os outros órgãos do Sistema Seagri – Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa).

[laboratorio]

Com a experiência adquirida em outros projetos de inovação desenvolvidos pelo Governo, o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, ligado à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, uniu-se à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e ambos assumiram fazer a prototipação do laboratório.

EVENTOS - O evento desta quarta-feira foi o primeiro de uma série de palestras visando a divulgação do sistema de laboratórios de inovação. Foram apresentadas a experiência de transferência de tecnologia da Embrapa Soja, a trajetória da Frísia Cooperativa Agroindustrial diante do processo de inovação, além de uma análise sobre como as pessoas tomam decisões, feita por cientistas comportamentais do Banco Mundial.

A previsão é que nas próximas seis quartas-feiras, até meados de outubro, outros modelos sejam discutidos com a intenção de ter referências nacionais e internacionais sobre inovação em governo, economia comportamental e transformação digital. Os eventos contam com o apoio da Escola de Liderança, vinculada à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, e da Superintendência Geral de Inovação do Paraná.

Posteriormente, serão promovidos eventos para capacitação de facilitadores e mentores em metodologias de inovação. Eles terão a tarefa de conduzir oficinas de ideação e prototipação do laboratório e darão início ao processo de priorização de iniciativas de inovação a serem desenvolvidas na primeira fase.

As informações sobre o laboratório e todas as etapas de desenvolvimento podem ser consultadas no site agrogov.live.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário