Defensoria Pública de SP elabora nota técnica contra extinção do ITESP

Publicado em 16/09/2020 08:46

LOGO estadao

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, que também abarca questões agrárias, elaborou Nota Técnica na qual analisa a proposta de extinção de entidades descentralizadas oficiais, como a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Itesp), por meio do Projeto de Lei 529/2020, que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas.

Segundo a nota, o governo do Estado "não apresenta justificativas técnicas para a extinção da fundação. Outrossim, a falta de informações sobre o cenário posterior à eventual extinção do Itesp é eloquente: não há, pelo menos a partir das informações disponíveis para consulta nos canais oficiais do governo do Estado de São Paulo, qualquer planejamento para a absorção das ações, políticas e programas desenvolvidos pela fundação - há apenas a vaga informação de que serão absorvidas por secretarias que não têm qualquer especialidade no desenvolvimento destas ações."

A Defensoria Pública continua: "Nestes termos, a extinção do Itesp ofende gravemente os artigos 184, em especial seu parágrafo 1.º, e 188, da Constituição Estadual, de modo que o projeto de lei apresentado ostenta evidente inconstitucionalidade."

A Defensoria explica que o Itesp "tem a sua atuação pautada pelo resgate da cidadania, uso sustentável e preservação dos recursos naturais, e desenvolvimento social e econômico. Também tem atuação com pequenos produtores rurais com vistas à geração de renda no campo e inserção destes em programas de acesso ao mercado. Atualmente a fundação é responsável por 140 assentamentos. Presta assistência técnica a 1.445 famílias quilombolas, em 14 municípios nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e de Sorocaba. O Itesp já entregou mais de 40.000 títulos de propriedade no programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural."

Na conclusão da nota, a Defensoria sugere que, diante da importância do assunto, "esta instituição ainda se posiciona pelo desmembramento dos assuntos discutidos no projeto de lei, para que o debate se aprofunde adequadamente, bem como pelo descabimento da tramitação da proposta em regime de urgência e clama para que esta nobre Casa Legislativa adeque o rito de tramitação do PL e promova um amplo ciclo de participação social para discussão da proposta."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário