Nova agroindústria de processamento de Pequi será implantada em Palmas ainda este ano

Publicado em 28/09/2020 11:15

Um novo empreendimento agroindustrial para processamento do pequi “in natura” e seus subprodutos, assim como demais frutos do Cerrado, está em fase de elaboração da planta industrial para ser implantado na zona rural de Palmas. O projeto de cunho social pretende dar oportunidade, principalmente, às pessoas da “melhor idade” na manipulação dos produtos.

Para tanto, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), auxilia na elaboração da infraestrutura do projeto, na documentação para licenciamento ambiental e formulação dos produtos (pequi e frutas).

De acordo com a engenheira de Alimentos da Seagro, Verônica França, esse é mais um empreendimento que visa explorar o grande potencial do Cerrado tocantinense. “Este projeto está ligado ao Programa Estadual Cerrado+Produtivo, cujo objetivo é incorporar medidas, não só no plano ambiental da preservação, mas também, de valorização cultural e gastronômica dos frutos do Cerrado”, comenta a engenheira.

De acordo com o idealista da agroindústria, João Batista de Sousa, a princípio pretende trabalhar no processamento do pequi, embalado in natura, conserva, cremes, doces, entre outros. “Para iniciar já tenho na minha propriedade 5 mil pés de pequi, alguns nascidos naturalmente, e outros eu plantei, posteriormente pretendo processar as frutas tipo refugos (manga, caju e abacaxi)”, almejou.

Em relação à mão de obra no processamento dos frutos e pequi, o empresário explica que dará oportunidade às pessoas da melhor idade. “São pessoas que chegam numa certa idade e não conseguem mais vaga no mercado de trabalho e, na agroindústria, acredito  que a pessoa idosa adquire um sentimento de utilidade, essencial para acabar com ideias de exclusão e de que não pode mais contribuir com a sociedade, e assim ao sentir-se valorizada, a pessoa passa a ser mais ativa e participativa, reforçando os relacionamentos sociais com os colegas do trabalho e até com a família.”, ressaltou.

Para o Secretário da Seagro e presidente do Ruraltins, o governo do Tocantins buscar construir ações para que outros empreendimentos possam surgir e promover, assim, novas oportunidades de trabalho, “criar empregos, aumentar a renda, fortalecer o setor agroindustrial, viabilizar caminhos para fomentar o agronegócio no Estado tem sido uma busca constante. Envolver projetos que se preocupam com a rentabilidade de pessoas da “melhor idade” também, nos mostra que o cenário de benefícios com sustentabilidade e valorização é possível”, comentou o gestor.

A intenção do empresário é iniciar a construção da agroindústria, nesta semana e, a previsão é que até final de outubro, o novo empreendimento esteja construído.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seagro TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário