Sindirações realiza cursos sobre Assuntos Regulatórios, Fraude e Defesa de Alimentos e Avaliação de Risco de Matérias-Primas
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações realizará em outubro três cursos online com foco na atualização dos profissionais que atuam no setor de alimentação animal. O primeiro curso, Assuntos Regulatórios, será realizado em 05 de outubro, seguido pelo de Avaliação de Risco de Matérias-Primas, em 16 de outubro e encerra o mês com o treinamento sobre prevenção de Fraude e Defesa dos Alimentos para Animais, nas datas de 20 a 23 de outubro.
A prevenção de fraude e defesa dos alimentos é um tema que tem sido exigido na maioria das normas de segurança de alimentos. O FAMI QS incorporou estes módulos no Sistema de Certificação (versão 6.0). Para facilitar a implementação destas metodologias, o Sindirações inseriu no programa de cursos um módulo específico para o FAMI QS, que passa a ser exigido este ano, na implementação da versão 6 da norma, e que deve ser cumprido por todas as empresas certificadas ou que pretendam se certificar FAMI QS.
Um dos pontos de controle mais importantes de um sistema de gestão de qualidade é o recebimento de matérias-primas e qualificação de fornecedores. A avaliação de matérias-primas oferece para o processo de fabricação a implantação de medidas de controle eficazes para a garantia de obtenção de produtos com a qualidade e segurança adequadas.
O curso sobre assuntos regulatórios é uma oportunidade de complementar a formação de profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor industrial de alimentação animal. O objetivo é capacitar profissionais para atuar nas indústrias produtoras e importadoras de ração, premix, suplementos, concentrados, núcleos, aditivos, ingredientes e alimentos para animais de companhia. O treinamento além de especializar os profissionais para atuarem nas áreas de registro e pós–registro de estabelecimento e produtos para alimentação animal, visa também introduzir conhecimento regulatório sobre qualidade e comércio exterior, além de contemplar atualidades e tendências do setor.
Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, “as empresas de alimentação animal buscam profissionais com conhecimentos específicos em regulamentações vigentes e que possam responder tecnicamente pela qualidade da produção e pelos produtos fabricados”, e complementa, “o objetivo do Sindirações é manter atualizados os profissionais envolvidos nos processos de produção e controle de qualidade do alimento animal. Os cursos contribuem para melhorar o acesso ao mercado, aos preços e demonstra o compromisso com a segurança de alimentos”.
Os cursos são importantes para os profissionais que estão envolvidos na implementação de programas de fraude e defesa de alimentos para animais, regulamentação e gestão da qualidade e segurança de alimentos.
As inscrições podem ser feitas pelo site do Sindirações e inclui material didático de treinamento e certificado. Os treinamentos são realizados na plataforma Zoom, com turmas de até 15 participantes.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli