Orbia, da Bayer, planeja expansão na América Latina após acordo com Bunge no Brasil

Publicado em 19/10/2020 19:15

LOGO REUTERS

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A Orbia, uma plataforma online para comércio de produtos agrícolas que pertence majoritariamente à alemã Bayer, aposta que um acordo com a trading norte-americana de grãos Bunge vai abrir caminho para uma planejada investida internacional, disse à Reuters nesta segunda-feira o presidente-executivo da companhia, Ivan Moreno.

Sob a parceria com a Bunge, anunciada em setembro, os 170 mil usuários cadastrados pela Orbia no Brasil podem vender produtos online para a companhia norte-americana, que assegurou direitos exclusivos de originação para a plataforma.

Moreno, um ex-executivo da Bayer, disse que o acordo permite que agricultores façam vendas antecipadas ou no mercado "spot" de milho e soja, em troca de dinheiro ou créditos para comprar insumos na Orbia nas próximas temporadas, uma transação tipicamente conhecida como "barter".

Os produtores também podem adquirir sementes, pesticidas e fertilizantes de 120 distribuidores credenciados por meio da plataforma, que fornece pontos de fidelidade que podem ser trocados por produtos ou serviços de apoio.

"A presença da Bunge adiciona muita liquidez ao modelo de negócios", disse Moreno.

A companhia se prepara para expandir para Colômbia, Argentina e México no ano que vem, permitindo a venda de café e trigo na plataforma, afirmou o executivo.

O lançamento da Orbia coincide com o surgimento de uma geração mais jovem de agricultores brasileiros, ávidos pelo meio digital. Gerentes de fazendas com idade de 25 anos a 35 anos representam 35% das lideranças agrícolas, ante 20% em 2013, disse Moreno.

À medida que mais produtores avançam para o ambiente online, a Orbia pode capturar até 20% do mercado de 110 bilhões de reais de insumos do Brasil em três anos, projetou Moreno. Em apenas uma semana de agosto, as vendas de insumos na Orbia atingiram 140 milhões de reais.

Além da Bunge, outras tradings podem se juntar à plataforma como compradoras, disse Moreno, que não forneceu um prazo para isso, já que a duração dos direitos exclusivos de originação da Bunge é confidencial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário