Líderes empresariais debatem agenda estratégica do setor, amanhã, no 9º Fórum LIDE de Agronegócios

Publicado em 22/10/2020 08:38 e atualizado em 23/10/2020 10:16 142 exibições


Um dos principais eventos da agenda nacional do setor, o 9º FÓRUM LIDE DE AGRONEGÓCIOS acontece amanhã (sexta-feira, 23), das 8h às 13h, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas plataformas do LIDE Digital (APP LIDE ou pelo site www.lideglobal.com/forumlide). Promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, o evento apresenta como tema central "Agronegócio: agenda estratégica", com discussões sobre segurança dos alimentos nos mercados interno e externo, segurança jurídica e reforma tributária, infraestrutura e imagem do agro brasileiro. Importantes autoridades, como Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo; Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócios; e Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE; estarão presentes.

A presidente do LIDE Agronegócio, Mônika Bergamaschi, considera que em um ano tão peculiar, em vista da pandemia da Covid-19, o agronegócio brasileiro surpreendeu mais uma vez. "A existência de protocolos sanitários consolidados, que seguem garantindo a segurança dos alimentos aqui produzidos, a seriedade no cumprimento dos compromissos e a coragem dos produtores rurais em seguir produzindo, colhendo e comercializando, fizeram com que nenhum contrato deixasse de ser cumprido". Segundo ela, o agro é, claramente, o setor que oferece as melhores oportunidades para a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, do emprego e da melhoria das condições de vida, afetadas pela quarentena. "Mas é preciso atentar para ameaças que podem reduzir a competitividade e a inserção dos produtos do setor em outros mercados e que passam pela insepulta insegurança jurídica, pela ameaça de aumento da carga tributária e pela multiplicação da percepção distorcida sobre o agronegócio brasileiro".
 
"O agro é, claramente, o setor que oferece as melhores oportunidades para a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, do emprego e da melhoria das condiçõesde vida, tão afetadas pela interminável quarentena" (Mônika Bergamaschi)
 
Painéis
 
O primeiro painel do dia discutirá a Segurança dos Alimentos no Mercado Interno e Externo, com Victor do Prado, diretor do Conselho e do Comitê de Negociações Internacionais da Organização Mundial do Comércio; Marco Jank, professor sênior de Agronegócio Global do Insper e titular da Cátedra Luiz de Queiróz da Esalq-USP 2019; e Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro. O segundo, a Segurança Jurídica e Reforma Tributária, com Roberto Brant, presidente do Instituto CNA; e Ives Gandra Martins, jurista. Para tratar da Infraestrutura para o Agro Brasileiro estarão presentes André Santin, diretor LATAM de Agronegócios da Sices Solar; e Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e da Imagem do Agro, Camila Telles, empresária e defensora do agro; Marcos Fava Neves, professor titular da FEA/USP; e Jacyr Costa Filho, diretor para a Região Brasil da Tereos.
 
O 9º FÓRUM LIDE DE AGRONEGÓCIO também contará com a participação do embaixador da FAO e ex-ministro da Agricultura (2003-2006) Roberto Rodrigues.
 
Sobre o LIDE
 
O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 25 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar lideglobal.com.
 

Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário