Líderes empresariais debatem agenda estratégica do setor, amanhã, no 9º Fórum LIDE de Agronegócios

Publicado em 22/10/2020 08:38 e atualizado em 23/10/2020 10:16


Um dos principais eventos da agenda nacional do setor, o 9º FÓRUM LIDE DE AGRONEGÓCIOS acontece amanhã (sexta-feira, 23), das 8h às 13h, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas plataformas do LIDE Digital (APP LIDE ou pelo site www.lideglobal.com/forumlide). Promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, o evento apresenta como tema central "Agronegócio: agenda estratégica", com discussões sobre segurança dos alimentos nos mercados interno e externo, segurança jurídica e reforma tributária, infraestrutura e imagem do agro brasileiro. Importantes autoridades, como Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo; Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócios; e Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE; estarão presentes.

A presidente do LIDE Agronegócio, Mônika Bergamaschi, considera que em um ano tão peculiar, em vista da pandemia da Covid-19, o agronegócio brasileiro surpreendeu mais uma vez. "A existência de protocolos sanitários consolidados, que seguem garantindo a segurança dos alimentos aqui produzidos, a seriedade no cumprimento dos compromissos e a coragem dos produtores rurais em seguir produzindo, colhendo e comercializando, fizeram com que nenhum contrato deixasse de ser cumprido". Segundo ela, o agro é, claramente, o setor que oferece as melhores oportunidades para a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, do emprego e da melhoria das condições de vida, afetadas pela quarentena. "Mas é preciso atentar para ameaças que podem reduzir a competitividade e a inserção dos produtos do setor em outros mercados e que passam pela insepulta insegurança jurídica, pela ameaça de aumento da carga tributária e pela multiplicação da percepção distorcida sobre o agronegócio brasileiro".
 
"O agro é, claramente, o setor que oferece as melhores oportunidades para a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, do emprego e da melhoria das condiçõesde vida, tão afetadas pela interminável quarentena" (Mônika Bergamaschi)
 
Painéis
 
O primeiro painel do dia discutirá a Segurança dos Alimentos no Mercado Interno e Externo, com Victor do Prado, diretor do Conselho e do Comitê de Negociações Internacionais da Organização Mundial do Comércio; Marco Jank, professor sênior de Agronegócio Global do Insper e titular da Cátedra Luiz de Queiróz da Esalq-USP 2019; e Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro. O segundo, a Segurança Jurídica e Reforma Tributária, com Roberto Brant, presidente do Instituto CNA; e Ives Gandra Martins, jurista. Para tratar da Infraestrutura para o Agro Brasileiro estarão presentes André Santin, diretor LATAM de Agronegócios da Sices Solar; e Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e da Imagem do Agro, Camila Telles, empresária e defensora do agro; Marcos Fava Neves, professor titular da FEA/USP; e Jacyr Costa Filho, diretor para a Região Brasil da Tereos.
 
O 9º FÓRUM LIDE DE AGRONEGÓCIO também contará com a participação do embaixador da FAO e ex-ministro da Agricultura (2003-2006) Roberto Rodrigues.
 
Sobre o LIDE
 
O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 25 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar lideglobal.com.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário