Embrapa e ABRA definem próximos passos de parceria para reaproveitamento de resíduos de animais do abate

Publicado em 23/10/2020 10:31

Nesta quarta-feira (21), foi realizado o 2º Encontro Embrapa Agroenergia e ABRA, dentro do Inovar – Diálogos de Inovação Tecnológica. A conversa virtual contou com a participação do Presidente-Executivo da ABRA, Decio Coutinho, e do Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso.

Com o tema “Soluções de pesquisa para o setor de reciclagem animal”, o encontro definiu os próximos passos da parceria, que poderá resultar em novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos de origem animal, como farinhas e gorduras, além de novos processos para o aproveitamento desses resíduos.

Próximos passos

Embrapa Agroenergia e ABRA identificaram que os próximos passos do trabalho serão desenvolvidos pensando em quatro grandes linhas de trabalho voltadas para as áreas de bovinos, suínos, aves e pescados. A partir delas, serão definidas linhas específicas de pesquisa.

Para isso, as duas entidades criarão um roteiro de visitas a essas indústrias, que será viabilizado após restrições de viagens, ocasionadas pela pandemia do Covid-19. Enquanto este momento não chega, pesquisadores da Embrapa, Associação e indústrias de reciclagem animal desenharão o escopo dos projetos de pesquisa e organizarão a viabilidade logística das visitas.

O encontro

Leonardo Valadares, pesquisador da Embrapa Agroenergia, falou sobre o uso de farinha de osso e farinha de penas como carga de reforço para materiais renováveis. Já as pesquisadoras Betania Quirino e Leia Fávaro, também da Embrapa, apresentaram possibilidades de utilização de microrganismos da biodiversidade brasileira para produção de insumos biológicos.

Além das equipes da ABRA e da Embrapa Agroenergia, participaram representantes das empresas associadas ABRA – Minerva (Heron Carli, Mário Rosa e Guilherme Peaguda); da Granvitoria Alimentos (Tiago Gavioli); da Better Beef (Vicente Linhares); da Patense (José Adolfo); da Farinhas Kenya (Humberto Zart); Grupo BC/Reciclagem Várzea Grande (Murilo Oliveira); e da Goiás Rendering (João Pedro Bittar).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABRA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário