Setor de alimentação animal ganha força com a junção de conhecimento entre a cadeia produtiva e a área de pesquisa científica e

Publicado em 03/11/2020 13:42

Aliar a experiência de CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal - Sindirações à presidência do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal – CBNA, Ariovaldo Zani reforça sua contribuição com o setor de alimentação animal nas mais variadas e necessárias iniciativas que o segmento possui. Há 15 anos, o executivo atua nas duas entidades promovendo melhores práticas na produção do alimento animal, assim como contribuindo com o debate público/privado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (MAPA), secretarias estaduais de agricultura, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, entidades internacionais, e ao lado de importantes associações que englobam o agronegócio nacional.

Para Ariovaldo Zani, “ambas entidades possuem como um dos pilares de atuação a missão de dar voz à nutrição animal, através de valores indiscutivelmente atrelados aos princípios científicos, contribuindo no esclarecimento apropriado da inovação contínua, permitindo assim que a opinião pública possa refletir e segregar a razão científica da emoção negacionista ou fake News”, comenta.

Com formação veterinária e atuação de mais de três décadas no segmento de nutrição animal, Ariovaldo Zani acompanha de perto a evolução científica, as reformas políticas e econômicas, a legislação tributária e também as mudanças comportamentais da sociedade. Agora, à frente do Sindirações e do CNA, Zani destaca o momento peculiar que passamos, do qual temas voltados à contemporaneidade do “consumidor pós-Covid” serão cada vez mais relevantes, como sustentabilidade ambiental ou inventário dos insumos agropecuários para mitigação do aquecimento global, preocupado com a sanidade e bem estar dos animais alojados e confinados, e atento à sua própria saúde, a ser garantida por abastecimento suficiente (segurança alimentar) e qualidade biológica (alimento seguro).

“A tecnologia e a ciência indubitavelmente andam de mãos dadas e a cadeia produtiva nacional brasileira tem de impulsionar a agregação de valor com mais automação e sensoriamento remoto, inteligência artificial e blockchain, e sobretudo, estreitar o inter-relacionamento da genética e da microbiologia com a nutrição e seus benefícios para a saúde intestinal e a modulação imunológica. Ademais, o setor não pode ignorar o crescente interesse dos investidores que tem direcionado ativos ou fundos àquelas empresas alinhadas aos princípios “ESG - Environment, Social, Governance”, com prioridade aos aspectos de sustentabilidade, sociais e de governança, sobrepujando inclusive aqueles tradicionais indicadores econômicos e financeiros”, diz Ariovaldo.

Para o executivo, a agropecuária brasileira tem ocupado o protagonismo na agenda ambiental global porque preserva quase 70% das florestas e já alimenta 25% da população mundial, mas por conta de interesses distintos, sofre a escalada de injustas acusações por parte dos ativistas radicais que teimam desdenhar da ciência e dos dados.  “O antídoto para essa guerra de narrativas não deve pautar-se no conflito, mas comunicar diligentemente os verdadeiros motivos da nossa invejável produtividade, além de revelar à sociedade global como foram punidos àqueles que desobedeceram as regras em vigor sobre desmatamento e queimadas ilegais, condições degradantes de trabalho, violação de direitos fundamentais, corrupção etc.”, finaliza Zani.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sindirações

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário