Extensão Rural: Governo de São Paulo deve rever decisão de fechar casas da agricultura, diz Apaer

O governo de São Paulo deve rever a decisão de fechar todas as Casas da Agricultura do interior do Estado. Avaliação nesse sentido foi definida na terça-feira (3), durante reunião do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, com associações que representam extensionistas rurais.
O presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), Antônio Marchiori, disse em comunicado que o "secretário relatou que o vice-governador (Rodrigo Garcia - Democratas) e alguns deputados se comprometeram a trabalhar para ampliar o orçamento da secretaria para o exercício de 2021, e isso permitiu a reanálise do fechamento físico das Casas da Agricultura".
Na reunião, ficou decidido que o projeto apresentado pelas entidades presentes será analisado de forma pública. "A secretaria pretende colocar os técnicos para se reunirem com as associações e debaterem a proposta”, detalhou Marchiori.
Segundo a Apaer, Junqueira deu prazo até a sexta-feira da semana que vem (13 de novembro) para que as entidades apresentem uma proposta para reorganizar o serviço de extensão rural e de defesa agropecuária no Estado. A associação, que já havia entregue ao secretário um documento com diretrizes para o setor, informa que tem pronto um projeto desenvolvido por especialistas da entidade, de quatro universidades (Unesp, Esalq/USP, Unicamp e UFSCar) e da Embrapa.
A proposta desenhada pela Apaer reúne dados que comprovam a eficiência das Casas da Agricultura para promover desenvolvimento social e econômico no Estado, com alerta de potencial prejuízo aos municípios com atividade agrícola forte, se as Casas forem fechadas. O projeto valoriza e estimula a identidade agropecuária de cada região, chama a atenção para áreas socialmente mais vulneráveis, além de propor ações para modernizar a gestão. A modernização da governança é contemplada: a proposta sustenta a necessidade de eleição por lista tríplice para quem ocupará cargos de direção e coordenação na SAA.
O documento também recomenda fortalecer as Casas da Agricultura, tornando-as um "hub do Agronegócio paulista" e destaca a necessidade de novas contratações para a secretaria e de parcerias para atrair novas tecnologias que impulsionem a extensão rural.
O plano de reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, proposto pelo governo, previa o fechamento das 574 Casas da Agricultura em todo o Estado, ligadas à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS, mais conhecida como Cati), e também mais da metade (48) dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) e Escritórios de Defesa Agropecuária, das 80 unidades em funcionamento.
Segundo a Apaer, a justificativa para a reestruturação é um plano de ajuste fiscal proposto pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O governo do Estado pretende compensar um déficit no orçamento de R$ 10 bilhões estimado para o ano que vem.
0 comentário
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho