Marfrig lucra 674 milhões de reais no 3º trimestre
A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), maior produtora global de hambúrgueres e uma das líderes mundiais do mercado de carne bovina, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal do terceiro trimestre de 2020.
A companhia registrou mais um período de avanço expressivo em seus indicadores financeiros e operacionais. Inserida em um mercado global que continua a demandar fortemente proteína bovina, a Marfrig atingiu uma receita líquida consolidada -- que considera as operações da América do Norte e da América do Sul -- de 16,8 bilhões de reais. Trata-se de um crescimento de 32% em relação ao terceiro trimestre de 2019. O Ebitda Ajustado (lucro antes de impostos, depreciações e amortizações) foi de 2,2 bilhões de reais, 47% superior na comparação anual. A margem Ebitda chegou a 13%.
Apesar dos enormes desafios econômicos impostos pela pandemia de covid-19, a Marfrig apresentou no acumulado do ano lucro líquido de R﹩ 2,1 bilhões. Foram 674 milhões de reais no intervalo entre julho e setembro deste ano, contra 100 milhões de reais no terceiro trimestre do ano passado. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda Ajustado, chegou ao menor patamar histórico: 1,88 vez, em real, e 1,68 vez em dólares. E o fluxo de caixa livre atingiu 1,6 bilhão de reais no período, 91% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. "Estamos cumprindo todas as promessas que fizemos ao mercado de forma consistente", diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração. "A cada dia, a Marfrig torna-se uma empresa operacionalmente e financeiramente melhor."
A empresa fez movimentos decisivos nas áreas de inovação e sustentabilidade no período. Em julho, lançou de forma pioneira o programa Marfrig Verde+ que prevê, entre outras medidas, a inclusão de pecuaristas em sistemas sustentáveis de produção e o rastreamento total de todo o gado adquirido num período máximo de 10 anos. Em agosto a Marfrig lançou, em parceria com a Embrapa, a marca Viva, que batiza a primeira linha de carnes carbono neutro certificada no mundo. Graças a iniciativas como essas, a Marfrig acaba de obter a primeira melhor colocação entre os pares diretos e a quarta melhor posição entre companhias de proteína animal no ranking global da FAIRR Initiative, uma rede colaborativa de investidores que aponta riscos e oportunidades da indústria de carne em questões ambientais, sociais e de governança (ESG).
Há algumas semanas, a PlantPlus Foods, joint-venture entre a Marfrig e a americana ADM, obteve as aprovações das autoridades regulatórias e está pronta para iniciar suas operações. A PlantPlus produzirá em larga escala, distribuirá e venderá produtos feitos com carne à base de plantas para os mercados da América do Sul e da América do Norte.
OPERAÇÃO AMÉRICA DO NORTE
Após um período atípico, causado pela queda da oferta de gado e pelos impactos da pandemia na produção, o mercado americano de carne bovina voltou a patamares considerados normais. No trimestre, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, obteve uma receita líquida de 2,2 bilhões de dólares (12 bilhões de reais) -- em linha com o resultado registrado no terceiro trimestre de 2019, quando os preços foram positivamente afetados por um incidente que paralisou uma unidade de um dos principais concorrentes locais. O Ebitda Ajustado atingiu 321 milhões de dólares (1,7 bilhão de reais) e a margem Ebitda Ajustado foi de 14,4%. No trimestre, a National Beef registrou recorde no volume de vendas -- uma demonstração de que a demanda do mercado americano continua em alta.
Atualmente, a Operação América do Norte representa 65% das receitas líquidas totais da Marfrig, e 77% do Ebitda total. "Neste trimestre, vimos as consequências da pandemia perderem força no mercado", diz Tim Klein, CEO da Operação América do Norte. "Os valores do gado e o preço da carne bovina voltaram aos patamares considerados normais e a operação das empresas do setor retomaram os níveis pré-covid, com a redução do absenteísmo."
OPERAÇÃO AMÉRICA DO SUL
O terceiro trimestre de 2020 foi um período de recordes para a Operação América do Sul da Marfrig. Com 17 unidades de abate e outras 7 de processamento no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile, a Operação América do Sul registrou uma receita líquida de 4,8 bilhões de reais, a maior já obtida em um trimestre. Em relação ao mesmo período de 2019, o crescimento de receita foi de 26,3%. Esse avanço foi motivado, em grande medida, pela alta do volume de exportações e pela desvalorização de mais de 35% do real frente ao dólar. O Ebitda Ajustado avançou 125%, passando de 224 milhões no terceiro trimestre de 2019 para 505 milhões de reais. A margem Ebitda Ajustado, por sua vez, foi de 5,9% para 10,5%, na comparação anual. "Na Marfrig, acreditamos que sempre é possível fazer melhor", afirma Miguel Gularte, CEO da Operação América do Sul. "Estamos focados em ser uma operação global de excelência e avançamos dia após dia."
A Operação América do Sul também nunca exportou tanto quanto neste terceiro trimestre de 2020. O volume exportado foi de 138 mil toneladas, um aumento de 19,3% comparado ao terceiro trimestre passado. As vendas internacionais passaram a representar 62% das receitas totais da Operação, um aumento de 11 pontos percentuais na comparação anual. E mais da metade das receitas provenientes de exportação veio dos mercados da China e de Hong Kong.
A Marfrig é hoje a empresa com o maior número -- 13, no total -- de unidades habilitadas na América do Sul para vender aos chineses. Com o crescimento dos volumes exportados e a melhoria dos preços, China e Hong Kong passaram a responder por 10% das vendas totais da Marfrig. Os Estados Unidos foram outro mercado de destaque no período. Entre julho e setembro, as vendas da Marfrig para o país, concentradas na carne orgânica produzida no Uruguai e na carne in natura brasileira -- dobraram.
Avanços em eficiências operacionais, com aumento de produtividade nas unidades e crescimento de 71% no volume de produtos processados, e de mercado fizeram com que a Operação América do Sul atingisse um lucro bruto de 727 milhões de reais, quase 80% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2019. O Ebitda Ajustado cresceu 125%, passando de 224 milhões para 505 milhões de reais na comparação anual. Considerando-se esse mesmo parâmetro, a margem Ebitda Ajustado passou de 5,9% para 10,5%.
SOBRE A AMÉRICA DO SUL
A Marfrig é responsável pela gestão de 11 unidades de abate e 3 unidades de processamento no Brasil- incluindo a produção de alimentos prontos como carne enlatada, beef jerky, molhos e sachês. Esses produtos são comercializados no mercado interno em canais de varejo, atacado e food service, além de serem exportados para cerca de 100 países. A Marfrig também possui 4 unidades produtivas instaladas na Argentina, onde é líder nacional na produção e venda de hambúrgueres. No Uruguai, opera 5 unidades e é a maior empresa de abate e exportação do país. No Chile, a companhia é a principal importadora de carne bovina e mantém 1 unidade de abate de cordeiros que atende aos mais diversos países.
SOBRE A AMÉRICA DO NORTE
A National Beef, localizada nos Estados Unidos e controlada pela Marfrig, exporta para mais de 30 países e tem capacidade de abate de 13,1 mil cabeças de gado por dia. A companhia é responsável por 3 unidades de abate de bovinos, 5 unidades de processamento de carne, incluindo um curtume e uma das maiores fábricas de hambúrgueres do mundo, localizada em Ohio. Seus produtos são comercializados internamente nos canais de varejo, atacado e food service, sendo também a principal exportadora de carne bovina resfriada dos Estados Unidos, focada nos mercados do Japão e Coreia do Sul. A National Beef também responde pela comercialização de produtos aliados/complementares e os subprodutos originários do processo, operação de curtume e de logística, e venda de produtos online direto para o consumidor.
0 comentário
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril
Alto Taquari/MT e Alto Garças/MT sofreram com falta de chuvas para as lavouras de soja
Terrus Regeneração apresenta 1ª plataforma para posicionamento de biossoluções baseada na tipologia de argila
Krilltech lança Projeto Biocabruca com apoio da Finep para impulsionar sustentabilidade no cultivo de cacau
Novo marco da pesca propõe regras claras para diferenciar aquicultura e pesca extrativa
Produção de óleo de palma da Malásia chegará a 20 mi t pela primeira vez, diz conselho