Santa Catarina lança programa de inovação voltado para o agronegócio

Publicado em 18/11/2020 09:07

O agronegócio catarinense está com os olhos voltados para o futuro. Nesta terça-feira, 17, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e suas empresas vinculadas – Epagri, Cidasc e Ceasa – lançaram o Programa Agroinovação SC. O objetivo é estimular iniciativas inovadoras e aprimorar as políticas públicas voltadas para o setor produtivo. As ações já executadas terão uma nova diretriz e a meta é fomentar o ecossistema de inovação voltado ao agro.

“O Agroinovação traz a possibilidade de pensarmos de forma inovadora nos desafios que o agronegócio de Santa Catarina tem pela frente. Queremos criar essa cultura de inovação na Secretaria da Agricultura, Epagri, Cidasc e Ceasa, levando isso para as políticas públicas e o direcionamento de recursos para fazer de Santa Catarina um estado protagonista e referência em tecnologias voltadas para o agro”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

O novo Programa contempla diversas ações, entre elas o mapeamento do setor de inovação, capacitação e melhoria da conexão entre startups e setor produtivo. Além disso, a Secretaria da Agricultura , Epagri, Cidasc e Ceasa passarão por uma mudança de diretrizes, focando no futuro da agropecuária.

A intenção é incorporar iniciativas inovadoras nas políticas públicas, atividades de fomento, pesquisa, extensão rural, comercialização e defesa agropecuária de Santa Catarina. O primeiro passo será conhecer o que vem sendo desenvolvido de pesquisas e/ou soluções com possibilidade de aplicação prática para a agricultura catarinense.

“Santa Catarina é um grande produtor de alimentos e também de tecnologias e inovações. Queremos unir esses setores para que juntos possamos pensar no agro do futuro, levando mais qualidade de vida e renda para os produtores rurais e pescadores que vivem em nosso estado”, ressalta Ricardo de Gouvêa.

O Programa Agroinovação SC será desenvolvido com o apoio do VIA Estação Conhecimento, grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal de Santa Catarina.

Edital aberto

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Secretaria da Agricultura publicou dois editais para mapear startups e Instituições de Ciência, Tecnologia e de Inovação (ICTs) especializados no setor agropecuário e promover conexões entre o ecossistema de inovação e as cadeias produtivas.

Por meio do chamamento público será possível identificar as startups e as soluções tecnológicas que ofereçam soluções para a agricultura, pecuária, pesca e agroindústria em Santa Catarina, promover a divulgação dessas iniciativas para o setor produtivo e subsidiar novas políticas públicas de fomento à inovação.

As Agritechs, Foodtechs e as ICTs cadastradas estarão aptos, de forma não exclusiva, a participarem das ações implementadas pelo Agroinovação SC e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura (NITA), bem como de outras iniciativas e políticas que poderão ser implementadas.

“Nós contamos com todas essas empresas que atuam dentro do agronegócio para que possamos fazer esse mapeamento e que participem desse programa”, ressalta o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

As startups e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação interessados em participar do Edital podem se inscrever no link, até o dia 9 de dezembro de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Epagri - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário