MAPA capacita agroindústrias do Sul de SC para conquistar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção
De 23 a 27 de novembro, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estarão em Criciúma para capacitar as agroindústrias, os responsáveis técnicos e os veterinários das 12 prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para que esses empreendimentos façam as adequações necessárias para obtenção do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A oficina de trabalho deve reunir ainda os atuais prefeitos e os eleitos e um médico-veterinário da Epagri da região.
O treinamento vai abordar as boas práticas da fabricação de alimentos, análises dos alimentos, além de incluir visita aos municípios e às agroindústrias. “Das 39 pequenas indústrias da agricultura familiar da nossa região, cinco tem interesse e estão dispostas a fazer adequação para obtenção do Sisbi, num primeiro momento”, ressalta a médica-veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (Consim 2020), Mariah de Freitas Marques.
As empresas que possuem o selo do Sisbi têm autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional.
Ela explica que isso não significa que as agroindústrias não estejam adequadas, mas que haverá um reforço das normas e nas práticas. A veterinária lembra ainda que o trabalho para vaga na capacitação vem sendo feito desde a metade do ano passado com a colaboração da Epagri, quando os aprovados foram escolhidos em três fases de seleção.
As agroindústrias que participarão da capacitação integram o projeto-piloto Consim 2020. Esse consórcio faz parte dos 12 selecionados para esse treinamento, dentre os 52 que concorreram. “O objetivo da oficina é adequar o Consórcio, o Serviço de Inspeção Municipal e as agroindústrias para receber o selo Sisbi. Quem consegue esse selo tem autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional”, explica.
A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio, considera essa oportunidade importante para desenvolvimento da região. “É um momento de coroação de uma longa jornada de muito êxito, pois a adesão ao Sisbi vai permitir a permanência e desenvolvimento das agroindústrias familiares de produtos de origem animal da Região Carbonífera, já que a partir do selo terão livre comércio em todo o Brasil”, afirma o médico-veterinário da Epagri Regional de Criciúma, Marcelo Pedroso.
A capacitação será no auditório da Amrec, seguindo todas as medidas sanitárias para evitar a contágio pela Covid-19.
0 comentário
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor
Jornalista Andressa Simão, do Notícias Agrícolas, conquista 2º lugar no 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo