Secretaria de Agricultura de SP firma acordo com Ministério da Agricultura para trazer governança e transparência às estatística

Publicado em 27/11/2020 08:23

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo firmou nesta quinta-feira, 26, um acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para trazer mais transparência às informações e estatísticas agropecuárias.

"O Brasil tem uma deficiência estatística muito grande, principalmente no agro, pois são diversas safras ao ano, várias culturas e diferentes estágios de desenvolvimento em cada Estado. Por outro lado, temos informações geradas por muitos órgãos e que geram confusão. É um primeiro passo para começarmos a trabalhar integrados em um único depositório de informações agropecuárias padronizadas e disponibilizadas de maneira mais transparente, trazendo maior segurança, confiança e uma base ampliada de dados para quem acessa", afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

"Queremos criar uma governança de informações, evitando a duplicidade de dados levantados pelos diversos órgãos, maximizar os recursos públicos e a eficiência das informações para o setor", afirmou Sergio De Zen, diretor executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento, empresa vinculada ao Ministério.

A Secretaria de Agricultura de SP compartilhará levantamentos de preços agrícolas, recebidos pelo produtor, do mercado atacadista e do varejo; valor de Terra Nua; estatísticas da produção paulista, entre outros analisados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa mais antiga no tema e a única reconhecida pelo Departamento de Agricultura e Abastecimento dos Estados Unidos (USDA).

O Ministério da Agricultura concederá acesso a estatísticas relacionadas à pecuária, agricultura e abastecimento, como garantia de preços; gestão de Estoques Públicos e Armazenagem; estatísticas de mercado; preços dos insumos e informações setoriais de comercialização, Programa de Aquisição de Alimentos, entre outras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário