Bloomberg: França aposta em mais safras de proteína para reduzir a dependência das importações de soja

Publicado em 01/12/2020 14:24

A França planeja aumentar a produção de safras de alta proteína para reduzir sua dependência das importações de soja em meio a um impulso em direção à autossuficiência e preocupações sobre as ligações da safra com o desmatamento.

O maior produtor agrícola da União Europeia pretende expandir o plantio de safras de soja a fava em 40% nos próximos três anos e dobrar a área cultivada na próxima década, disse o ministro da Agricultura, Julien Denormandie, na terça-feira. O país vai gastar pelo menos 100 milhões de euros (US $ 120 milhões) em pesquisa, aumentando o manuseio e armazenamento e encorajando os agricultores a semear mais dessas safras.

As preocupações com a compra de soja da América do Sul aumentaram devido à ligação da cultura com o desmatamento em regiões como a Amazônia. Ao mesmo tempo, a pandemia do coronavírus levou os governos a repensar a forma como alimentam seus cidadãos, com pedidos maiores de redução da dependência das importações.

A pandemia “revelou uma série de vulnerabilidades ou dependências, a primeira delas uma dependência em relação à importação de um certo número de alimentos”, disse Denormandie em uma coletiva de imprensa virtual. “E como parte dessa dependência de um certo número de alimentos há obviamente a questão das proteínas.”

A expansão da produção de proteaginosas domésticas também tornará o setor da pecuária mais competitivo, disse Denormandie. A França é um dos maiores produtores de carne da UE e depende das importações de soja para alimentar suas galinhas e porcos. Cerca de 50% de suas necessidades de proteína são atendidas atualmente pela produção nacional, segundo o ministério.

O país também incentivará a produção de proteínas alternativas, como insetos para piscicultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário